Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Petistas editaram foto do Liverpool e viralizaram como de manifestação de apoio a Lula #boato

Petistas editaram foto do Liverpool e viralizaram como de manifestação de apoio a Lula #boato

Petistas editaram foto do Liverpool e viralizaram como de manifestação de apoio a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Petistas pegaram uma foto da torcida do Liverpool na final da Champions League, a editaram e estão viralizando como se fosse de uma manifestação de apoio a Lula.

Nestes quase nove anos desmentindo fake news na internet já vimos de quase tudo. É por isso que nem fake news disfarçada de checagem passa batida por aqui. E, no caso de hoje, vamos falar sobre uma história que envolve a final da Champions League (entre Liverpool e Real Madrid) e as eleições de 2022.

Após a partida terminar (com vitória dos espanhóis por 1 a 0), bolsonaristas começaram a viralizar uma foto que teria sido adulterada pelos “petistas” e começaram a espalhar que os admiradores de Lula estavam usando a foto (que originalmente é da torcida de Liverpool) para apontar que era de uma manifestação de apoio a Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Fake News… Petistas editaram a imagem da Torcida do Liverpool em Paris (Final da Liga dos Campeões) e espalhararam nas redes,como se fosse imagem de Manifestação de apoio a Lula. O PT é uma Fraude! Versão 2: Petistas divulgaram essa foto como se fosse apoio ao Lula. Detalhe: editaram uma foto com a torcida do Liverpool, da Inglaterra. MANIA DE ROUBAR.… Versão 3: Petistas editaram essa foto da torcida do Liverpool e publicaram como se fosse de apoio ao Luladrão. Só assim mesmo, não produzem nada são todos parasitas!!! Versão 4: Petistas divulgaram essa foto como se fosse apoio ao Lula. Detalhe: editaram uma foto com a torcida do Liverpool da Inglaterra kkkkk

Petistas editaram foto do Liverpool e viralizaram como de manifestação de apoio a Lula?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não demorou para a “denúncia” se espalhar entre “influenciadores bolsonaristas” e até entre políticos contrários a Lula. Só que aí cabe separar o “joio do trigo da checagem”. Sim, a imagem em questão foi editada. Não, “petistas não viralizaram a imagem como se fosse de uma manifestação a favor de Lula”.

Uma coisa que todo checador que se preze (espero que todos que se propõem a fazer checagem) deve fazer é monitorar o alcance do conteúdo a ser analisado. Afinal, não adianta você alertar para uma fake news que não circulou em local algum. Por isso, uma das primeiras partes do nosso trabalho é fazer um monitoramento sobre onde o pretenso fake circulou.

No caso da análise sobre os “petistas que editaram a foto da torcida do Liverpool”, não foi difícil. Por meio de ferramentas como a busca temporal do Google e o Crowd Tangle (que verifica informações no Facebook, Twitter e Reddit) e por monitoramento no WhatsApp, buscamos pela imagem em questão.

No dia 28 de maio, às 13h, a página oficial da Champions League publicou a foto da torcida do Liverpool em uma fan zone em Paris. O mar vermelho começou a ser reproduzido em páginas pró-Bolsonaro antes mesmo do início do Liverpool x Real Madrid (que, com atrasos, começou por volta das 16h30).

Às 15h, essa postagem no Facebook usou a foto para fazer uma ironia sobre o Datafolha “Segundo a Data Folha Lula leva no primeiro turno… só lembrando que essa multidão é a torcida do Liverpool kkkkkk”. Às 16h06, este perfil publicou a imagem com uma ironia. Detalhe: o perfil tem publicações pró-direita. Nestas buscas, nada encontramos sobre “petistas” falando que a imagem era de uma manifestação a favor de Lula.

Na noite, mais exatamente às 22h59, vimos a primeira publicação com a “acusação contra petistas” e com a edição. E ela era de uma página chamada Bolsonaro. Foi a partir desta publicação que a história viralizou como uma acusação de fake news contra o PT.

Vimos uma publicação no Facebook sobre a acusação com mais de 20 mil reações e duas com mais de 4 mil reações. No Instagram, vimos uma publicação com mais de 95 mil curtidas e sete com mais de mil curtidas. No Twitter, vimos, no mínimo, quatro publicações com mais de mil curtidas. Todas elas acusavam o PT de editar a foto. Por outro lado, não encontramos sequer a publicação original de quem apontava que se tratava de uma manifestação a favor de Lula.

Com isso, podemos entender o que ocorreu. Depois que a imagem foi publicada nos perfis da Champions League, bolsonaristas começaram a publicar que a imagem era, de acordo com o Datafolha, de uma manifestação de apoio a Lula. Em seguida, alguém teve a “bela ideia” de adulterar a foto e criar a tese de que “petistas a estavam espalhando”. Por fim, influenciadores deram reverberação à história.

Resumindo: não é verdade que “petistas estão espalhando fotos da torcida do Liverpool como se fossem de manifestantes a favor de Lula”. Trata-se de um exemplo de “falsa checagem” sobre um conteúdo que, na realidade, cresceu em grupos contrários ao ex-presidente e pré-candidato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso