Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Pai batiza filho com nome de Vaineymar e registra em certidão de nascimento #boato

Pai batiza filho com nome de Vaineymar e registra em certidão de nascimento #boato

Boato – Empolgado com o craque da seleção brasileira, pai batizou e registrou filho com o nome de Vaineymar dos Santos Veloso Batista. Certidão de nascimento viralizou na internet.

Ok. O começo da seleção brasileira na Copa do Mundo não foi dos melhores. Contra a Suíça, a seleção brasileira ficou só no empate. A atuação do craque Neymar, caçado em campo, também não deixou a torcida brasileira muito feliz. Mesmo assim, parece que tem gente muito empolgada com o camisa 10 da seleção. Pelo menos de acordo com uma imagem que circula na internet.

De acordo com a imagem, viral no WhatsApp e Facebook, um homem registrou o seu filho com o nome de Vaineymar dos Santos Veloso Batista. A imagem mostra que o garoto teria nascido no Rio de Janeiro no dia 13 de junho de 2018 e é acompanhada de alguns comentários. Confira textos que estão circulando online:

Versão 1: Coitada dessa criança … PAI “BATIZA” O FILHO COM O NOME “VAINEYMAR” E CERTIDÃO VIRALIZA NA WEB. Versão 2: Pai ‘registra’ bebê de Vaineymar, contrariando a mãe da criança. Versão 3: Pai registra filho com o nome de “Vaineymar” para fazer pegadinha com a esposa. Versão 4: Se não for esse nome, nem quero. Pai “batiza” filho de “Vaineymar”.

Pai registrou filho com nome de Vaineymar e postou certidão de nascimento?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A tal imagem se espalhou muito na internet. Mas será mesmo que um pai batizou o filho de Vaineymar e, de quebra, publicou a certidão de nascimento na internet? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De fato, não há montagem na imagem. Porém, o menino não foi oficialmente registrado como Vaineymar. E o que não faltou foi gente contando a história real sobre o pequeno Vaineymar (que, na realidade, é Antônio).

Depois que a imagem viralizou, o UOL e o Jornal O Povo (Fortaleza) procuraram o pai da criança e descobriram a história por trás da certidão. Tudo não passou de, de acordo com o pai do menino, uma pegadinha.

Quando teve o filho, o casal combinou de colocar o nome do avô da mãe no bebê. Porém, ao registrar o menino, o pai chegou no cartório e falou que queria “Vaineymar”. A escrivã viu que se tratava de uma brincadeira e produziu uma certidão falsa que seria devolvida posteriormente. Pois bem, o marido fez a brincadeira com a esposa e, de acordo com o seu relato, parou quando viu que ela estava ficando brava.

No final, o documento foi devolvido para ser destruído. Tudo poderia ser apenas uma piada interna se não fosse alguém tirar a foto da certidão que posteriormente viralizaria. Detalhe: o pai da criança diz que não foi ele e não se sabe quem publicou a imagem. O fato é que não há registro.

Resumindo: a história que aponta que um pai batizou o filho de Vaineymar dos Santos Veloso Batista é falsa. Tudo não passou de uma brincadeira do pai da criança que acabou se tornando um viral (divertido, por sinal) na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Leia também:

Lista de fake news sobre a Copa do Mundo de 2018