Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > O poker é apenas um jogo de azar #boato

O poker é apenas um jogo de azar #boato

Boato – Como conta com a sorte como elemento, o poker é apenas um jogo de azar e não um esporte.

Quando você ouve a palavra “esporte”, qual a primeira imagem que vêm na sua cabeça? É muito normal que surjam imagens ou até mesmo lembranças de algo que requer pelo menos algum esforço corporal. O melhor exemplo é nosso querido futebol. Mesmo que você não goste, sempre haverá uma partida rolando em alguma tela no seu dia a dia.

Mas e quando alguém fala esporte mental, consegue pensar em algo? O maior exemplo de todos seria imaginar dois homens bem vestidos, sentados um à frente do outro, sobre uma mesa movendo peças num belo tabuleiro de xadrez. Depois desse exercício de imaginação, surge a indagação: qual esforço haveria num simples jogo de cartas para ser considerado esporte?

O poker é apenas um jogo de azar?

Sendo bem objetivo, a resposta é não. Poker é oficialmente um esporte mental. A IMSA (Associação Internacional de esportes da mente) reconheceu o poker como esporte mental no ano de 2010. Esse fato ocorreu durante um congresso anula da instituição na cidade de Dubai. Esse fato reconhece que as habilidades dos jogadores é um fator preponderante e não apenas a sorte, como acontece em jogos de bingo ou roleta, por exemplo. Isso foi uma surpresa para muitos que pensavam ser o poker um jogo de azar.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O acontecimento que marcou de forma oficial essa decisão aconteceu em 2012. Foi realizado os Jogos Mundiais de Esporte Da Mente na Inglaterra ao mesmo tempo quando aconteceram as Olimpíadas de Londres. Se tiver amigos céticos sobre essa notícia, basta pesquisar e comprovar esse acontecimento.

No Brasil, temos a Confederação Brasileira de Texas Holdem como órgão responsável pela regularização de torneios presenciais. Ela é um exemplo mundial de seriedade e transparência na auditoria das despesas e faturamento em cada evento feito.

É que você não sabe, mas o número de calorias que o cérebro queima durante um torneio de poker profissional é bem maior do que você pensa. Tanto que podemos comparar com o gasto calórico de alguém que pratica exercícios tradicionais, para surpresa de todos.

Esses torneios de poker ao vivo possuem um ambiente profissional e amistoso, diferente daquela imagem de clandestinidade, bebidas alcoólicas e promiscuidade apresentada nos filmes. Um jogador de poker profissional precisa pensar por muito tempo antes de tomar uma decisão e às vezes decidem no último segundo para realizar uma ação no meio de tantas informações difíceis de traduzir.

Para entender um pouco melhor sobre o poker, basta fazermos uma comparação com o próprio xadrez. Mesmo que dois competidores sejam muito inteligentes e capacitados, cada um possui a mesma quantidade de peças disponíveis no tabuleiro, mesmo que a cor da peça influencie na estratégia. No poker é ainda mais difícil, porque não basta saber decoradas as 52 cartas ou possibilidades do baralho, é preciso decifrar seu oponente e manipular as ações de acordo com seu objetivo, isso sem falar das suas cartas.

O site Gipsy Team disponibiliza diversos artigos com as regras mais básicas do jogo até estratégias mais avançadas. Assim como indicações de melhores sites e bônus para começar a jogar e ganhar dinheiro do conforto da sua casa.

Resumindo: ao contrário do que aponta um senso comum, o poker não é um jogo de azar. Trata-se, oficialmente, de um esporte.