Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Notícia falsa: Daniel Alves atira coxinha para torcida em jogo do Brasil

Notícia falsa: Daniel Alves atira coxinha para torcida em jogo do Brasil

Notícia falsa diz que Daniel Alves jogou coxinha na torcida
Notícia falsa diz que Daniel Alves jogou coxinha na torcida

Boato – Durante a estreia do Brasil na Copa do Mundo, o lateral Daniel Alves atirou uma coxinha na torcida que o vaiava.

Período de Copa do Mundo é sui generis. A matriarca da família, que impediu o filho de seguir o sonho de ser jogador de futebol, se veste de verde e amarelo. Pernas de pau convictos palpitam como se fossem verdadeiros comentaristas. Críticos ferozes do evento no país do futebol se rendem quando a bola rola nos estádios superfaturados que serão em breve, elefantes brancos.

Em meio a essa galhofa, surge uma notícia interessante: “Daniel Alves joga coxinha para a arquibancada”:

“12-06-2014 – ARENA CORINTHIANS – O lateral Daniel Alves agiu como um verdadeiro herói na luta contra a elitização do futebol. Numa explosão de espontaneidade, atirou uma coxinha na arquibancada. “Haaaaaaaaja requeijão, amigo”, berrou Galvão Bueno.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A atitude foi elogiada por todos os comentaristas da TV Globo. “É uma maravilha reunir todo esse PIB na arquibancada”, destacou Ronaldo. Em poucos minutos, Luciano Huck começou a vender camisetas com seu próprio rosto estampado. “

A cena teria sido histórica em uma abertura da Copa se não fosse um detalhe: é totalmente falsa. Explicando a brincadeira para as matriarcas e os pernas de pau: Daniel Alves protagonizou recentemente uma cena emblemática, ao saborear uma banana atirada contra ele num jogo da Liga Espanhola, e rapidamente virou ícone da luta contra o racismo no futebol.

Quase que ao mesmo tempo, uma gíria nova ganhou os gramados. Coxinha, passou a denominar, de forma pejorativa, aqueles torcedores de ocasião, de direita, que tem dinheiro para os caros ingressos cobrados pela Fifa e que postam fotos no Instagram dentro do estádio recém inaugurado.

E para fechar o quadro, o popular apresentador Luciano Hulk, parece ter encarnado o papel de embaixador oficial dos “coxinhas” no Brasil, por suas recentes declarações. E, quando Daniel Alves comeu a banana no estádio, logo colocou camisetas para vender e “apoiar o não-racismo”.

Para quem ainda não entendeu, toda esse papo de Daniel Alves, coxinha e Luciano Hulk só nos leva a uma conclusão: uma farsa! Mas, ainda que ficção, é louvável a intenção do texto do “The Piauí Herald”, famoso por suas críticas bem humoradas, tratando de temas atuais e “sérios” de uma forma satírica.

Portanto, nada mais que um “chiste” (termo espanhol apropriado para o atual momento da “fúria”) com o público presente na abertura da Copa. O mais estranho de tudo é ver que a história ainda passa por algumas pessoas como verdadeira.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Marilia Gomes de Freitas. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.