Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Não é verdade que Zico declarou que ele e a família torciam para o Fluminense na época em que era criança

Não é verdade que Zico declarou que ele e a família torciam para o Fluminense na época em que era criança

Zico disse que ele e família eram torcedores do Fluminense, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-jogador Zico disse que ele e a família torciam para o Fluminense na época em que ele era criança. 

  Análise

Às vésperas de um dos dias mais importantes da história do Fluminense (uma final que pode resultar no primeiro título da Libertadores do clube carioca), está circulando na internet uma mensagem que aponta para uma revelação de Zico (grande ídolo da história do Flamengo, rival do tricolor carioca).

As mensagens apontam que Zico teria dado uma declaração ao TNT Sports no qual teria revelado que antes de ser jogador profissional era (junto com toda a família) torcedor do Fluminense. Leia a mensagem que circula online:

Zico, em entrevista à TNT Sports: “Dia 4 eu vou torcer pro Fluminense, é óbvio. Muita gente já sabe, eu era tricolor de infância, minha família toda era tricolor antes de eu começar a jogar, ainda guardo muito carinho pelo Flu, é um clube especial demais” Máximo respeito.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que Zico disse que ele e a família eram torcedores do Fluminense? 2) Zico e a família torciam para o Fluminense antes de ele ser jogador? 3) Ele vai torcer para o tricolor carioca na final da Libertadores?

É verdade que Zico disse que ele e a família eram torcedores do Fluminense?

Não. Ao procurar por qualquer registro de entrevistas de Zico (inclusive na TNT Sports), não há qualquer informação de que ele tenha sido torcedor do Fluminense quando era criança. Há até um registro de um episódio no qual ele disse que torceu para o rival do Flamengo porque o seu irmão Edu Coimbra jogava no tricolor. Mesmo nesta matéria, ele reforçou que é flamenguista.

Zico e a família torciam para o Fluminense antes de ele ser jogador?

Não. Em uma das publicações, a do Twitter, foi adicionado um “contexto” à declaração apontando que, além de Zico não ter sido torcedor do Fluminense, o pai dele era flamenguista. Tudo é confirmado por esta matéria do Extra. 

Ele vai torcer para o tricolor carioca na final da Libertadores?

Zico não declarou publicamente para quem vai torcer, mas é provável que seja para o Fluminense. Em uma situação parecida, na semifinal da Libertadores de 2008 (também entre Fluminense e Boca Juniors), o galinho declarou torcida para o Fluminense “como carioca e brasileiro”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Zico tenha dado uma declaração ao TNT Sports falando que torcia para o Fluminense quando era criança. Apesar de a torcida para o clube carioca na final da Libertadores ser bem provável, é falso que ele tenha dado tal declaração.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)