Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que nadadora Lia Thomas foi banida das Olimpíadas por ser transgênero

É falso que nadadora Lia Thomas foi banida das Olimpíadas por ser transgênero

Nadadora Lia Thomas foi banida das Olimpíadas por ser transgênero, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu a nadadora Lia Thomas dos Jogos Olímpico de 2024 por ser transgênero.

Análise

Muitas das pessoas que criticam o que é chamado de “ideologia de gênero” se utilizam de supostos “resultados injustos” em esportes por conta de mulheres trans. Neste sentido, o nome da nadadora Lia Thomas é um dos mais citados.

A última das histórias aponta para um suposto revés dela. O Comitê Olímpico Internacional (COI) teria banido ela das Olimpíadas de Paris (que serão realizadas agora em 2024) por ela ser uma mulher trans.

O conteúdo foi publicado em algumas páginas em inglês e “devidamente” traduzido para a língua português. Leia algumas das mensagens que circula online:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Comitê Olímpico nega o pedido de participação olímpica de Lia Thomas 2024 Continue a ler abaixo do primeiro comentário👇👇

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é a nadadora trans Lia Thomas? 2) É verdade que ela foi banida pelo COI dos Jogos Olímpicos de 2024? 3) Lia Thomas vai participar dos Jogos Olímpicos de 2024?

Quem é a nadadora trans Lia Thomas?

Com 25 anos, Lia Catherine Thomas é considerada a primeira nadadora transexual no circulou universitário dos Estados Unidos. Após vender uma prova em 2022, ela virou alvo de um debate público (promovido principalmente por conservadores) sobre a participação de pessoas trans em competições esportivas.

É verdade que ela foi banida pelo COI dos Jogos Olímpicos de 2024?

Em meio a esse debate, diversas mensagens falsas circularam na internet. Essa é uma delas. O grande trunfo está na “fonte da informação”. A suposta “decisão do COI” surgiu em um site que se diz “satírico” e só publica notícias falsas.

Vale apontar que ao buscar pela “decisão” sobre as Olimpíadas de 2024, não consta nada em nenhuma fonte confiável. Aliás, nem precisaria desta decisão.

Lia Thomas vai participar dos Jogos Olímpicos de 2024?

Falamos isso porque Lia Thomas não irá participar das Olimpíadas de 2024. Ela é uma nadadora do circuito universitário dos EUA e não tem índice para se classificar. Além disso, uma decisão da Fina (de 2022) já restringia a participação de Lia Thomas em competições classificatórias para os Jogos Olímpicos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o COI tenha banido a nadadora Lia Thomas das Olimpíadas de 2024. Além de ela não estar classificada para o Jogos de Paris, a “notícia” surgiu em um site que só publica fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).