Michael Schumacher morreu e Datena deu a notícia ao vivo na Band #boato

Boato – O piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher morreu. A notícia foi dada ao vivo pelo apresentador José Luiz Datena no Brasil Urgente da Band.

Enquanto as eleições parecem ter dominado o debate na internet, algumas exceções acabam por romper a bolha política. Uma delas ocorreu após a exibição do programa Brasil Urgente do dia 29 de agosto de 2022.

Em um certo momento, o apresentador José Luiz Datena especula a morte do piloto alemão de Fórmula 1 Michael Schumacher. Após a fala de Datena, que pode ser vista mais abaixo, duas informações surgiram na internet.

A primeira aponta que Schumacher havia morrido. A segunda (que não confirma a morte) aponta que Datena anunciou a morte ao vivo do campeão mundial de Fórmula 1. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Do nada Datena falando que recebeu a info da morte do Schumacher  DO NADA Versão 2: o datena disse que o schumacher pai faleceu mas não saiu em nenhum outro lugar Versão 3: do nada datena ao vivo matando o schumacher Versão 4: Datena falando que o Schumacher morreu. O estado de saúde do cara é sigiloso há dez anos e demorou quase esses 10 anos pra gente saber como ele respondia e se comunicava com a família… é de f…

Michael Schumacher morreu e Datena deu a notícia ao vivo na Band?

Existem histórias que não são tão simples de se explicar. É o caso desta de hoje. Por isso, vamos ter que desmentir os causos em duas partes.

A primeira, por assim dizer, é completamente falsa. Não é verdade que Michael Schumacher morreu. Assim como Datena fez, buscamos por qualquer informação em fontes confiáveis que apontassem para a morte do piloto alemão de Fórmula 1. E, assim como Datena, nada encontramos.

A segunda é, por assim dizer, predominantemente, falsa. É fato que Datena chegou a citar a suposta morte de Michael Schumacher (aliás, esse foi o estopim de toda confusão). Porém, em nenhum momento o apresentador confirmou a morte do campeão mundial de Fórmula 1. Veja o vídeo e leia a transcrição:

Tem uma notícia aí… macaco velho não mete a mão em cumbuca, você sabe disso né (nome da pessoa). Tem uma notícia aí que o Schumacher teria morrido. Eu entrei em quatro sites e até agora não apareceu nada. Vocês podem dar um furo mundial ou podem dar uma orelhada anunciando isso. Eu chequei quatro sites, pode ser até que tenha acontecido porque ele tava muito mal depois daquele acidente numa estação de esqui.

Mas eu tô entrando no site do jornal alemão, que não tem, é um dos maiores jornais alemães. Não tem absolutamente nada de morte de Schumacher aqui. Então chequem direito para não matar as pessoas antes do tempo. Tem alguns que a gente tem até vontade, mas não pode porque é ilegal e a gente não é assassino. Não pode matar o cara na televisão.

Com base nisso, podemos apontar que Datena trouxe uma especulação no ar (o que é, de fato, pouco prudente), mas que ele mesmo não confirmou a morte de Michael Schumacher. Na realidade, ele cantou a bola e desmentiu em seguida.

Resumindo: não é verdade que Michael Schumacher morreu. Também não é verdade que Datena “anunciou” a morte do piloto. Ele, de fato, especulou o boato no ar (o que não é recomendado), mas em nenhum momento anunciou como “notícia real”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet