Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Foto que mostra Lionel Messi com bandeira da Palestina não passa de uma montagem

Foto que mostra Lionel Messi com bandeira da Palestina não passa de uma montagem

Messi posou para foto com bandeira da Palestina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O craque argentino Lionel Messi posou para uma foto com a bandeira da Palestina nas mãos.

  Análise

Tem circulado em redes sociais uma mensagem que aponta para uma manifestação do craque argentino Lionel Messi. Nas imagens, ele tem um sorriso no rosto e segura uma bandeira da Palestina nas mãos.

Junto às imagens, circulam mensagens que apontam que ele teria se manifestado a favor da Palestina. “Leo Messi – Palestina Livre” e “A MELHOR FOTO DO ANO! MESSI E A BANDEIRA DA PALESTINA!”, dizem algumas das mensagens que estão circulando na internet. Veja a imagem:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, nós vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Messi posou com a bandeira da Palestina para uma foto? 2) Qual é a origem da foto de Messi que foi utilizada na montagem? 3) O jogador se posicionou a favor da Palestina ou Hamas?

É verdade que Messi posou com a bandeira da Palestina para uma foto?

Não é verdade. Ao buscar pelo conteúdo nas redes sociais oficiais de Messi ou fontes confiáveis, nada encontramos a respeito da imagem. Mais do isso, é possível perceber que a foto não passa de uma montagem.

Qual é a origem da foto de Messi que foi utilizada na montagem?

A bandeira da Palestina foi adicionada digitalmente na imagem. A foto correta foi publicada pelo perfil do Instagram do icons.com (uma empresa que vende produtos autografados por estrelas do esporte). É possível ver a imagem correta logo abaixo:

O jogador se posicionou a favor da Palestina ou Hamas?

Ao contrário do que apontam as mensagens, Messi nunca se manifestou publicamente sobre a questão israelo-palestina. Ele é um atleta profissional e evita se envolver em questões políticas. Vale apontar que não é a primeira vez que desmentimos histórias falsas relacionadas ao jogador a à causa. Em 2018, desmentimos uma suposta história que aponta que ele teria dito que Israel mata crianças palestinas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Messi posou com uma imagem da bandeira da Palestina. A foto que está circulando na internet não passa de mais uma montagem relacionada aos conflitos entre Hamas e Israel.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)