Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Messi doou 3,5 milhões para vítimas do terremoto na Turquia #boato

Messi doou 3,5 milhões para vítimas do terremoto na Turquia #boato

Messi doou 3,5 milhões para vítimas do terremoto na Turquia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O craque Lionel Messi doou 3,5 milhões para as vítimas do terremoto na Turquia e na Síria.

Mais do que um craque dentro de campo, Lionel Messi também é elogiado por muitas pessoas pela postura fora das quatro linhas. Discreto, ele não costuma se envolver em polêmicas e, inclusive, realiza muitas ações de caridades com parte da sua fortuna ganha como jogador de futebol. Porém, nem tudo que é alardeado sobre ele é real.

A última das histórias aponta que Messi, por meio da Fundação Leo Messi, teria realizado uma doação milionária de 3,5 milhões (em algumas versões é dito que de euros, em outras se fala em dólares, em algumas se fala em reais) para vítimas do terremoto na Turquia. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Lionel Messi doou 3,5 milhões de euros para ajudar as vítimas do terremoto na Turquia e na Síria por meio de sua instituição de caridade. Versão 2: Lionel Messi doou 3,5 milhões € para a Turquia e a Síria. #LionelMessi

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: “Messi doou 3,5 milhões de dólares (cerca de 4,4 bilhões de won) por meio de sua instituição de caridade Lionel Messi Foundation (LMF) para ajuda das pessoas atingidas pelo terremoto e tsunami na Turquia e Síria”.#Turkey #Turkey #Turquia #Siria #Syria Versão 4: É o cara né..Messi doou 3,5 milhões pra ajudar turquia e Síria, o crack, gigante cadê os outros jogadores milionários???? Condições pra doar sabemos q tem…

Messi doou 3,5 milhões para vítimas do terremoto na Turquia?

É claro que a junção de uma ação nobre com uma pessoa admirável iria causar furor em algumas redes sociais. Porém, não procede a história que aponta que Messi doou os 3,5 milhões (seja lá de que moeda) para vítimas do terremoto.

O histórico de fake news de doações de pessoas famosas já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Não é de hoje que nomes de estrelas do esporte aparecem junto a grandes tragédias. Tem fake news usando o nome de Messi, de Cristiano Ronaldo, de Neymar e de Sadio Mané.

Sobre Messi e a Turquia, descobrimos que, de fato, ele fez uma doação. O zagueiro turco Merih Demiral organizou uma campanha de leilões de camisetas de craques do futebol mundial para ajudar a Turquia. Messi (assim como Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappé e outros jogadores) doaram camisetas para um leilão. A de Messi tem um lance de quase R$ 700 mil.

Porém, não há qualquer informação de que o jogador tenha feito a doação de valores por meio da Fundação Leo Messi. Na realidade, há diversas ações realizadas pela ONG do jogador, mas não há nenhuma relacionada ao terremoto na Turquia que está listada.

Resumindo: pelo menos por enquanto não há qualquer informação oficial ou em fonte confiável que confirme a doação de 3,5 milhões por parte de Messi a vítimas do terremoto na Turquia. Trata-se de mais uma fake news sobre o assunto que aponta para doações que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso