Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fake news de morte de Maxi Biancucchi, primo de Messi, é desmentido pelo próprio jogador

Fake news de morte de Maxi Biancucchi, primo de Messi, é desmentido pelo próprio jogador

Maxi Biancucchi, primo de Messi, morreu aos 40 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Maxi Biancucchi, primo de Lionel Messi, teria morrido aos 40 anos.

Análise

Mensagens que se espalharam nas redes sociais nos últimos dias anunciaram a suposta morte de Maxi Biancucchi, ex-jogador argentino com passagem por clubes brasileiros como Flamengo, Vitória, Bahia e Ceará.

De acordo com os boatos, o atleta teria morrido aos 40 anos, fato que causou comoção entre torcedores e fãs, especialmente por sua ligação familiar com Lionel Messi. Algumas versões da mensagem ainda citavam o jornal argentino “Diário Olé” como fonte da informação. Leia:

Ex-Flamengo, Vitória, Bahia e Ceará, Maxi Biancucchi, primo de Messi, morre aos 40 anos – Luto no Futebol: Maxi Biancucchi, Ex-ídolo no Brasil e Primo de Messi, Fallece aos 40 Anos O mundo do futebol lamenta a perda do argentino Maxi Biancucchi, que faleceu aos 40 anos.

O ex-meia-atacante deixou sua marca no futebol brasileiro, vestindo as camisas de clubes importantes como Flamengo, Vitória, Bahia e Ceará, onde conquistou a simpatia dos torcedores com seu futebol aguerrido e passes precisos. Além de sua trajetória nos gramados, Maxi era amplamente conhecido por ser primo do astro argentino Lionel Messi.

A notícia da morte de Maxi Biancucchi, divulgada pelo @DiárioOlé, pegou muitos de surpresa. Segundo informações iniciais, o falecimento teria sido causado por um medicamento ainda não identificado, conforme apontam os primeiros laudos. A causa exata da morte ainda está sob investigação, deixando amigos, familiares e fãs do jogador em luto.

Maxi Biancucchi iniciou sua carreira profissional no Paraguai, mas foi no Brasil que ganhou maior projeção. Sua passagem pelo Flamengo em 2007 o apresentou ao cenário nacional, e posteriormente, em Vitória e Bahia, se tornou um jogador querido pelas torcidas, demonstrando raça e habilidade em campo. Sua última passagem pelo futebol brasileiro foi no Ceará, em 2017. A notícia de sua precoce partida deixa uma lacuna no futebol sul-americano e muitas lembranças de um jogador que sempre demonstrou paixão pelo esporte.

Checagem

O caso rapidamente se espalhou, provocando luto antecipado nas redes sociais. Felizmente, é um fake. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) Maxi Biancucchi, primo de Messi, morreu aos 40 anos? 2) O que Maxi Biancucchi falou sobre a fake news relacionada à morte? 3) Por que fake news são criadas assim e como a mídia caiu no boato?

Maxi Biancucchi, primo de Messi, morreu aos 40 anos?

Não. A informação é completamente falsa. Maxi Biancucchi está vivo e desmentiu o boato com todas as letras. O ex-atacante argentino publicou um vídeo em seu perfil no Instagram refutando os rumores sobre sua morte. Ou seja, o próprio protagonista do boato tratou de desmenti-lo.

O que Maxi Biancucchi falou sobre a fake news relacionada à morte?

Além de estar visivelmente bem no vídeo publicado, Maxi quis tranquilizar os brasileiros. Na descrição, esta “Vivo para a Gloria de Deus”. No vídeo, ele disse o seguinte:

Fala galera tudo bom Tenho uma notícia falsa aí no Brasil queria falar aí para todos vocês que eu estou bem graças a Deus aqui com a família e essa notícia aí é falsa viu abraço que Deus te abençoe

Por que fake news são criadas assim e como a mídia caiu no boato?

Boatos de morte são um dos tipos mais recorrentes na internet. Eles exploram o impacto emocional e a alta capacidade de compartilhamento desse tipo de notícia. Muitas vezes, são usados para gerar tráfego em sites caça-cliques ou engajamento em perfis sensacionalistas.

Infelizmente, mesmo páginas com pretensão jornalística às vezes replicam essas informações sem checagem, como ocorreu neste caso.  No caso, é erro em busca de cliques.

Conclusão

É falso que Maxi Biancucchi, ex-jogador e primo de Messi, tenha morrido aos 40 anos. A própria vítima do boato desmentiu a história com um vídeo. A notícia falsa se encaixa em uma longa lista de boatos de morte que circulam para atrair audiência e cliques.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)