Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Informação errada: Corinthians pode ser rebaixado para para a Série B

Informação errada: Corinthians pode ser rebaixado para para a Série B

 Corinthians não tem chances de ser rebaixado para a Série B
Corinthians não tem chances de ser rebaixado para a Série B

Boato – Por ter escalado o jogador Emerson Sheik irregularmente contra o Santos, o Corinthians corre o risco de perder quatro pontos e ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Mesmo depois de o Campeonato Brasileiro 2013 acabar, polêmicas continuam sendo envolvidas na competição. O Fluminense, rebaixado dentro de campo, acabou se beneficiando da perda de quatro pontos por parte da Portuguesa e se livrou da queda para a Série B do campeonato.

No meio de toda esta confusão (que teve como estopim a escalação irregular do jogador Héverton, da Portuguesa), surgiu uma informação de que o Corinthians também estaria ameaçado ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A informação surgiu no dia 13 de novembro de 2013. O colunista Lauro Jardim, da Veja, levantou a possibilidade de rebaixamento por conta da escalação irregular do jogador Emerson Sheik pelo Corinthians no jogo contra o Santos, que terminou em empate. De acordo com o colunista, o jogador havia sido suspenso por dois jogos e cumpriu apenas um.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como o Corinthians empatou o jogo com jogador irregular, o time acabaria perdendo quatro pontos na competição e terminaria com 46 pontos. De acordo com Jardim, a pontuação seria a mesma de Fluminense e Criciúma, mas o Corinthians teria menos vitórias. Isso rebaixaria o time paulista.

Apesar de ter sido reproduzida por muitos veículos de mídia, a informação é errada. Na hora de escrever o texto, Jardim não se atentou que, para o Corinthians ser punido com a perca de quatro pontos, Portuguesa e Flamengo (também acusado de escalar jogador irregular) teriam que perder a pontuação. Afinal, os casos eram similares.

Veja o cálculo: com todas as perdas de pontos, a Portuguesa terminaria com 44 pontos e o Flamengo com 45. Mesmo que o Corinthians perdesse os quatro pontos por escalar um jogador irregular, terminaria com 46 e estaria fora da zona de rebaixamento.

O próprio Lauro se atentou ao erro de cálculo e atualizou o texto dizendo que a “chance poderia ser até nula”. Mas aí, o texto já tinha sido compartilhado pela internet. Mas, por causa da matemática, podemos chegar à conclusão de que a chance do Corinthians ser rebaixado por causa desta história de Emerson Sheik é nula. Ou seja, não passa de uma informação errada que virou boato no meio de toda a confusão do futebol brasileiro do fim de 2013.