Hoax: tragédia vai acontecer durante Copa, diz garota vidente na Bahia

Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido
Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido

Boato: criança de seis anos teve a previsão de que grande tragédia iria acontecer durante a Copa no Brasil e morreu dois dias após sonho

Acreditar em pressentimentos, presságios e destino são naturais do ser humano. A fé nos conforta e traz esperança. Nesse sentido criar boatos mencionando o sobrenatural é comum na internet e fora dela, pois razão e emoção não caminham juntas e então se dá a oportunidade de criar temas, teorias e teses teoricamente bizarras.

E foi isso que aconteceu no Facebook, rede social mais famosa do mundo. Circula, desde abril, um texto em que uma menina na Bahia prevê que na Copa do Mundo irá acontecer uma tragédia muito grave e dois dias após o sonho a garotinha acabou morrendo repentinamente. Leia o texto:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Aconteceu em uma igreja na Bahia semana passada, sexta-feira passada uma menina de 06anos, que é da igreja, acordou de manha e contou a sua mãe sobre um sonho, que Deus falou com ela e pediu para ela passar o recado a igreja, ela teve oportunidade na igreja e falou que teve um sonho que Deus falava pra ela falar para os irmão orarem mais e vigiassem muito, e que se preparem -se, porque essa copa de 2014, vai acontecer uma tragédia tão grande que vai abalar não so o Brasil, mas o mundo inteiro, e era pra todos orarem muito e pedi muita misericórdia pra Deus nos livrar, e Deus falava no sonho pra ela também falar pra igreja, que todos acreditassem que era um recardo de Deus, ele falou no sonho pra ela que depois que ela contassem o sonho na igreja Deus iria recolher ela em 2 dias depois, essa criança contou esse sonho na sexta-feira passada e no domingo ela morreu, simplesmente durmiu no sábado e não acordou mais, exatamente os 2 dias depois que Deus falou com ela no sonho. Fizeram o enterro dela, foram reporteres no local pra entender o que aconteceu, mas mesmo assim tem pessoas que não acreditam nessa revelação que Deus passou a uma menina de apenas 06anos. Deus levou uma alma somente para despertar a igreja, e alertar e que possamos nos preparar, Deus disse que nessa copa de 2014 irá acontecer uma tragédia muito grande que vai abalar o mundo inteiro.
“Apocalipse: 2. 7. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. ”
(Tantos acontecimentos, muitas opiniões e uma só certeza: O Rei está voltando.)

Varias coisas atiçaram a minha curiosidade jornalística ao ler o presságio da garotinha. Entre elas: qual é o nome da garota, igreja que ela frequentava, cidade da Bahia que morava e quais os “vários” veículos da imprensa que foram ao enterro para entender o fato e o principal. O que de tão grave acontecerá durante a Copa do Mundo?

A minha tentativa aqui é de ajudar a página que publicou a história para que eles contem uma história mais verídica. No jornalismo, aprendemos a responder seis perguntas básicas que contextualizam a matéria e a partir disso vou desmitificar a garota baiana. Segue a lista:

O que? O que aconteceu foi o presságio da garotinha e de que ela morreu dois dias depois. Mas aqui faltou o principal para a resposta. O que de tão grave irá acontecer na copa?

Quem? Fala o nome da garota, pelo amor de Deus.

Quando? Sexta-feira. Mas qual sexta-feira?

Como? Como ela foi morrer repentinamente?

Onde? Que cidade da Bahia? Que igreja aconteceu?

Por quê? Por que na Copa do Mundo? Por que morreu?

Quando um texto tem mais perguntas do que respostas, dificilmente irá ser convincente e verídico. No caso dessa história, a página do Facebook, aproveitou um tema recorrente que é a Copa do Mundo para prever a tragédia. Podemos perceber também de que o fato de o texto não ser datado e personagens ocultos, pode-se criar um novo boato com o mesmo papo, alterando apenas a história central.

Portanto, acredite, tenha fé, siga sua religião, mas tenha cuidado ao ler esses presságios furados. Otimista que sou, tenho fé que o sonho da menina transforme-se em algo positivo e quem sabe o Brasil seja campeão da Copa do Mundo.

Um recadinho extra: o editor deste blog está apresentando o programa Tempo Extra pela TV Brasil Internacional e Portal EBC. O programa é um resumo sobre o que acontece em cada etapa da Copa. Confiram:

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase

Compartilhe este artigo:

19 comentários em “Hoax: tragédia vai acontecer durante Copa, diz garota vidente na Bahia

  • 27/07/2014 em 04:44
    Permalink

    cara se e burro ? a profecia fala que algo vai acontecer depois da copa e nao durante

  • 27/07/2014 em 04:38
    Permalink

    seis é tudo burro mesmo né pois a profecia fala de algo que vai acontecer depois da copa e nao durante a copa

  • 13/07/2014 em 23:09
    Permalink

    ESSA COPA DO MUNDO FOI A PIOR COPA QUE O BRASIL JÁ PARTICIPOU EM TODAS ELAS FELIPÃO FOI O PIOR TÉCNICO DE TODOS OS TEMPOS DE SELEÇÃO FOI PIOR DO QUE A PERCA DO TÍTULO DE 1950 PARA O URUGUAI, COMO É QUE O CARA BOTA UM TIME NA SEGUNDA DIVISÃO E O PRÊMIO QUE ELE GANHA É SER TÉCNICO DA SELEÇÃO, ISSO NÃO ERA PRA TER ACONTECIDO COMO É BURRO O PRESIDENTE DA CBF, EM COMETER UM ERRO DESSE, FELIPÃO ARRUINOU O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS PRA ELE O QUE IMPORTOU FOI O DINHEIRO QUE GANHOU DA CBF E DOS PATROCINADORES, ELE NÃO SE IMPORTOU COM OS BRASILEIRO QUE TINHAM FÉ QUE O BRASIL GANHARIA ESSA COPA AÍ CERTAMENTE ALGUÉM VAI DIZER QUE ELE NÃO TEM CULPA PORQUE NÃO É ELE QUE ESTÁ DENTRO DE CAMPO E SIM OS JOGADORES MAIS ACONTECE QUE A CULPA É DELE PORQUE DEIXOU DE FORA OS MELHORES JOGADORES, ME MOSTRE AS EXPERIÊNCIA DESSES JOGADORES QUE FORAM CONVOCADOS PRA COPA EM TERMOS DE COPA DO MUNDO. É PORQUE ESSE TÉCNICO É MUITO CABEÇA DURA E SÓ TEM QUE SER O QUE ELE QUER E MAIS NADA, COMO É QUE O FRED NÃO FEZ NADA ATÉ O JOGO COM A ALEMANHA E O MESMO NÃO SACADO DO TIME E FORA OUTRAS COISAS MAIS TÉCNICO BURRO.

  • 13/07/2014 em 18:21
    Permalink

    Pior do que quem acredita em tudo, é quem em nada acredita.
    Deus sempre teve o cuidado de escrever todas as coisas em um livro para não pegar ninguém desprevinido.
    Deus não lança boatos.

    Se essa profecia é verdadeira, quem espalhou fez um trabalho irresponsável por não citar fontes.
    Até não dizer que tragédia, e quando, tudo bem.
    Mas realmente, não ter nomes, endereços e mais informações sobre de onde surgiu a notícia, fica só um boato.

    Se isso for realmente verdade, as pessoas que serão cobradas também, serão os mensageiros que não fizeram o trabalho direito, deixando com que algo tão importante fosse desacreditado por nada.

    Hoje é domingo, dia do jogo “Argentina X Alemanha”, e nada aconteceu.

    Tudo que pude ver até agora, foram falsos cristãos que na frente da tv deram pulos de alegria quando o Brasil fez gol, enquanto ficava mudo nas igrejas, incapazes de se alegrar na presença do Senhor.

    Muita idolatria.
    Muita fé em boatos.
    Muita falsidade com seu Deus.
    Muita preocupação com tragédias, sem ação verdadeira. (interseção por meio da oração).

    Se acontecer algo mesmo, será como se ninguém tivesse sido avisado. E apenas as pessoas avisadas diretamente pela menina serão responsabilizados.

    Porque não aparece a fonte da notícia com um site ou blog, ou um anúncio de aparecimento em uma igreja?

    Até o momento não acredito. Mas não por duvidar do meu Deus.
    Simplesmente porque ele me ensinou em sua palavra, “seja todo o homem mentiroso, e Deus verdadeiro”, “…e enganarão a muitos, até mesmo alguns dos escolhidos…”, “…vigiai…”, “…acautelai para que ninguém vos engane…”.

    Só uma última coisa:

    Se acontecer algo mesmo, nem sequer quererá dizer que houve uma profecia mesmo do jeito que disseram.
    Mesmo porque, acredito que apareceriam vários profetas dizendo que partiu deles, ou que eles conheciam a tal menina, etc.
    Gente para levar o crédito estão prontos poraí para tal.

    Os boateiros de plantão estão circulando poraí.

    Fica ligado, pois estão a serviço do chifrudo.

    Abraços, Graça e paz.

  • 13/07/2014 em 16:28
    Permalink

    A TRAGÉDIA REALMENTE ACONTECEU!
    O BRASIL PERDEU DE 7X1 DEPOIS DE 3X0

  • 12/07/2014 em 03:27
    Permalink

    Que comentário inteligente esse seu.

    Pior ainda é que ficam dizendo que a tragédia foi o acidente em BH na semana passada.
    Tudo que foi foi algo triste, mas isso chegou a abalar o mundo, como diz o sonho? (até um moço aqui disse essa mesma coisa).

  • 12/07/2014 em 03:16
    Permalink

    Adorei o seu texto.
    Olhando os comentários aqui dá pra ver que infelizmente o povo cai nessas balelas que inventam na internet.
    Agora eu descobri por que é que o Brasil não dá certo e é justamente por conta desses bando de mentes atrasadas!
    Desse jeito é fácil prever tragédias. Eu por exemplo estou pressentindo que algumas pessoas serão assaltadas aqui na cidade de São Paulo nesse sábado (claro! afinal todos os dias aqui tem assalto. Então é facinho, facinho prever isso).

    O povo brasileiro precisa desenvolver bastante esse lado intelectual!

    • 12/07/2014 em 07:03
      Permalink

      Exatamente, Daniel, entendeu muito bem.

      O problema é que muita gente não para pra pensar, analisar e questionar o que ouve, ver e ler, mas aceita tudo como verdade engolindo goela abaixo, e se a informação envolver divindade, for “em nome de Deus”, aí é que deveriam questionar mesmo (pois Cristo alertou: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane.”), mas ao invés disto aceitam e acreditam ferrenhamente em supostas “verdades”.

      O mais triste é ver pessoas que se dizem professar a fé Cristã, ou seja, em Cristo, e que se dizem acreditar na Bíblia Sagrada como Palavra de Deus Inerrante e Perfeita caírem em falácias fajutas como essa em que se pode identificar de cara que não há adivinhação, vidência, ou previsão nenhuma, mas só há palavras vagas. Mas parece que esses “cristãos” esquecem os versículos que falam sobre os sinais da volta de Jesus, ou a Bíblia não tem sido mais suficiente para convencê-los da volta de Jesus?… Aí precisa que apareça alguém e diga “Acontecerá grande tragédia…(etc)” para poderem crer no retorno de Jesus?

      Vamos acordar, gente! Tragédias acontecem em todos os lugares, em todo o mundo e em todos os anos e épocas!
      É inacreditável ver pessoas atribuindo a tragédia em BH a essa falácia espalhada na internet, de cuja origem ninguém tem certeza.

      E a tragédia da queda das Torres Gêmeas? E as quedas de aviões? E as tragédias dos mais variados crimes violentos e brutais que acontecem neste país todo ano ceifando milhares de vidas? E os acidentes com vítimas nas rodovias? Etc… Quem previu ou irá prever essas tragédias? Quem dirá o lugar(especificar), a data(dia/mês/ano) e hora, para que pessoas sejam previamente avisadas e salvas da morte?

  • 10/07/2014 em 02:52
    Permalink

    E aconteceu, Brasil perdeu de 7×01 pra Alemanha.. mt trsite!

  • 10/07/2014 em 00:52
    Permalink

    E isso aí Rosangela!quem crê em Cristo Jesus não temerão esperamos todos os dias pela tragédia maior que possa acontecer para os ímpios,A VOLTA DE JESUS. ESSA GERAÇÃO NÃO VAI RECEBER SINAIS DA PARTE DE DEUS quanto as profecias de Apocalipse já foram escritas….

  • 09/07/2014 em 03:49
    Permalink

    “Tantos acontecimento, muitas opinióess e uma só Certezaa: o Rei esta Voltando “

    • 09/07/2014 em 13:24
      Permalink

      a garota acertou sim, o desabamento do viaduto em BH tragedia podem ter certeza..foi um aviso divino

      • 12/07/2014 em 13:47
        Permalink

        Mas o viaduto morreram 2 pessoas isso ,não é uma tragédia de abalar o mundo ,desculpem os familiares mas só acho

    • 09/07/2014 em 13:24
      Permalink

      a garota acertou sim, o desabamento do viaduto em BH tragedia podem ter certeza..foi um aviso divino

  • 09/07/2014 em 02:23
    Permalink

    irmãos não vamos duvidar do sonho da menina,pois Deus usa as pessoas desconhecidas p/ motrar pro mundo que ele é Deus! e foi revelado.devemos orar e pedir muita proteção….

  • 08/07/2014 em 23:24
    Permalink

    Será que o 7 x 1 que o brasil levou contra a alemanha pode ser considerado um a tragédia pois chocou o brasil e virou materia em todo mundo porque ninguém acreditou nesse placar de certa forma chocou mas então tu perdeu aposta eim

    • 10/07/2014 em 23:49
      Permalink

      mas….e a menina precisava morrer por causa disso???????

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)