Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Mensagem exagera ao dizer que Neymar pode ter até 4 esposas porque governo da Arábia Saudita permitiu

Mensagem exagera ao dizer que Neymar pode ter até 4 esposas porque governo da Arábia Saudita permitiu

Governo da Arábia Saudita dá autorização para Neymar ter quatro esposas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Segundo história, Neymar poderá ter até 4 esposas, tratadas da mesma maneira, porque na Arábia Saudita a prática é legal.

  Análise

Recentemente, o jogador Neymar fechou um contrato milionário com o clube Al Hilal, da Arábia Saudita, pelos próximos 2 anos. Neymar vai ser o terceiro jogador mais bem pago do mundo. E, de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o jogador Neymar teria inúmeros benefícios na Arábia Saudita. Segundo uma publicação, Neymar poderia ter até 4 pessoas no país árabe, desde que tratadas da mesma forma, porque o governo permitiu. Confira:

Versão 1: “Você sabia que Neymar pode ter até quatro esposas na Arábia Saudita? O jogador brasileiro assinou com o Al-Hilal por dois anos, e no país árabe, existe um regime de poligamia, segundo o qual o homem pode ter várias esposas, mas não mais do que quatro, que deverão ser”. Versão 2: “Governo libera que Neymar tenha 4 esposas na Arábia Saudita e põe só uma condição”.

A história de hoje causou muitos rumores nas redes sociais, especialmente, no Twitter e apresenta características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Todo esse contexto levantou dúvidas e vamos responder, em três questões, se essa história é verdadeira ou não: 1) É possível ter até quatro esposas na Arábia Saudita? 2) O governo da Arábia Saudita autorizou Neymar ter até quatro esposas? 3) Neymar terá quatro esposas na Arábia Saudita?

Checagem

É possível ter até quatro esposas na Arábia Saudita?

Sim e pode ter até mais se a pessoa possuir uma autorização da Justiça. Mas esse direito também vem com deveres. De acordo com a Lei do Estatuto Pessoal, um homem saudita pode ter até quatro esposas, sem pedir o consentimento de nenhuma delas. Porém, o homem precisa comprovar que possui condições financeiras para sustentar todas elas. Além disso, ele não pode se casar com mulheres do Paquistão, Bangladesh, Chade e Myanmar.

O governo da Arábia Saudita autorizou Neymar ter até quatro esposas?

Essa informação possui erros. Primeiro, esse “direito” não foi criado para ser uma regra para o Neymar especificamente. Segundo, porque o jogador é estrangeiro. Para usufruir desse direito, Neymar precisa se converter à religião muçulmana ou se tornar cidadão árabe. Ao que tudo indica, Neymar não está disposto a fazer nenhuma das duas coisas. Com isso, as regras brasileiras seguem valendo para o jogador.

Neymar terá quatro esposas na Arábia Saudita?

Definitivamente não. Como já explicamos, o jogador Neymar é brasileiro e não vai se converter religiosamente e nem se tornar cidadão árabe. Neymar é evangélico e, na cultura brasileira e em sua religião, não é preciso casar para ter um encontro ou sair com a pessoa. Se isso não bastasse, o contrato do jogador com o Al Hilal é de apenas dois anos. Isso não garante que Neymar vá passar o resto de sua vida na Arábia Saudita. Ou seja, ele não está em busca de mudanças de hábitos ou cultura, mas sim em busca de dinheiro por meio de seu trabalho como jogador de futebol.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Neymar não vai ter quatro esposas após o governo da Arábia Saudita, supostamente, ter concedido uma autorização a ele. Nem a Arábia Saudita concedeu o tal direito, nem o jogador pretende ter quatro esposas à essa altura do campeonato. O direito existe, mas é válido somente para os cidadãos árabes e para quem segue a religião muçulmana. Não é o caso de Neymar. Ele é cristão, brasileiro e, ao que tudo indica, não pretende mudar seus hábitos e nem se converter. Dessa forma, ele seguiria obedecendo às leis religiosas ocidentais, que só permitem que ele tenha uma esposa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm