Globo terá que transmitir corrida de Fórmula 1 com #JB17 em carros #boato

Boato – Por causa de uma homenagem ao piloto Jules Bianchi, os carros de Fórmula 1 terão a inscrição #JB17 em corrida e a Globo terá que fazer “propaganda” para Bolsonaro no período eleitoral.

No dia 28 de outubro, teremos, no mínimo, duas decisões. Enquanto definiremos quem será o presidente do Brasil a partir de 2019, o campeão da temporada da Fórmula 1 pode ser definido no GP do México (o inglês Lewis Hamilton está com “uma mão na taça”). Pois bem, de acordo com a internet essa não é a única coincidência entre eleições e Fórmula 1.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp (já há algumas semanas), a TV Globo terá que transmitir uma corrida com todos os carros com a inscrição #JB17. Ou seja: fazer “propaganda gratuita de Bolsonaro” no meio das eleições. Leia a mensagem que circula online (Junto à mensagem, há fotos dos carros com o #JB17):

Olhem que doideira: a Globo é quem transmite as corridas de F1 no Brasil; sabemos que ela se posiciona contra Bolsonaro, mas vai ter de engolir na madrugada de domingo, no grande prêmio do Japão, a inscrição #JB17 em todos os carros do grid. Coincidência? Sim! Os pilotos vão homenagear o companheiro Jules Bianch que faleceu em 2005 e tinha o número 17 no seu carro. O Mito ganha mais uma de graça!

Globo terá que transmitir corrida de Fórmula 1 com #JB17 em carros?

Muita gente ficou animada com a coincidência e deve até ter ligado a TV para assistir a “F-1 do mito”. Mas será mesmo que a Globo vai ter que “fazer propaganda gratuita” de Bolsonaro em uma corrida de Fórmula 1? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A tal história tem alguns pontos reais. 1) De fato, os pilotos da Fórmula 1 fizeram uma homenagem ao francês Jules Bianchi (que morreu em 2015 após um acidente em 2014 e não em 2005). 2) Também é fato que Jules Bianchi usava o número 17 (da equipe Marussia). 3) As fotos são reais.

As verdades param por aí. Ao contrário do que apontam as mensagens, a Globo não vai ter que “transmitir” uma corrida com os carros com o #JB17. O motivo é simples. As homenagens foram prestadas no GP da Hungria de 2015, o primeiro realizado após o anúncio da morte do piloto francês. Essa matéria do jornal inglês Mirror fala no assunto.

Quando o boato foi criado, o anúncio era de que a homenagem se daria no GP do Japão de 2018 (realizado em 07/10). Como é possível ver nessa matéria (que mostra o carro de Sebastian Vettel), não haviam adesivos #JB17 nos veículos que disputaram a corrida. Essa outra mostra o carro de Hamilton também sem o #JB17.

Resumindo: a história que aponta que Globo vai ter que fazer uma “propaganda gratuita” para Bolsonaro durante uma corrida de Fórmula 1 no período eleitoral é falsa. De fato, houve homenagem a Jules Bianchi com o #JB17, mas ela foi em 2015. Em tempo: naquela época, Bolsonaro era do PP. Ou seja, coincidência seria se fosse #JB11.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Globo terá que transmitir corrida de Fórmula 1 com #JB17 em carros #boato

  • 22/10/2018 em 21:10
    Permalink

    Que falta de ter o que fazer. Quem inventa um absurdo desse só pode ser um doente.

    Resposta
  • 22/10/2018 em 20:01
    Permalink

    Mas é uma pena que não seja uma nova homenagem, seria muito irônico.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)