Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Gleisi Hoffmann diz que Ayrton Senna não significou nada para o Brasil #boato

Gleisi Hoffmann diz que Ayrton Senna não significou nada para o Brasil #boato

Boato – A deputada federal Gleisi Hoffmann disse que Ayrton Senna era “apenas um corredor de carro” e que “não significou nada para o Brasil”.

No dia 1º de maio, a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna completou 25 anos. Em meio a lembranças e homenagens ao maior ídolo da história do automobilismo brasileiro, uma mensagem chamou atenção na internet.

De acordo com textos em redes sociais, a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann teria dito que Senna “não é tudo isso”. Ela teria falado que ele era apenas um “corredor de carro e nada mais”. Leia a mensagem que circula online e comentários sobre o assunto:

Mensagem: Não vejo motivo algum para abajularem Airton Senna. Ele era apenas um corredor de carro e nada mais. Lula sim é a verdadeira história do Brasil. Gleisi Hoffman Dep. Federal PT.

Comentário 1: LIXO PETISTA…..Subtenente Comentário 2: Airton Senna é uma lenda…e vc e seu bando…merecem cadeira elétrica Comentário 3: Novo verbo da Gleice Hoffman “Abajularem” vem de abajur. Deve ser colocar um abajur na cabeça Todo corru’pt’o e um assassino

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Comentário 4: A VADIA DA GLEISI FALOU QUR AYRTON SENNA NAO SIGNIFICOU NADA PARA O BRASIL.AYRTON FOI O MAIOR IDOLO DO BRASIL SUA LIXONA COMPARAR SENNA A LULA É ALGO IMPERDOÁVEL. Comentário 5: A s… Gleisi comparando Senna aí ladrão desgraçado é f…

Comentário 6: Gostaria de parabenizar nosso herói Airton Senna, e ao mesmo tempo lamentar um comentário tão desprezível e pior desrespeitoso como desta senha em comparar um herói nacional com um bandido condenado!

Gleisi Hoffmann disse que Ayrton Senna não significou nada para o Brasil?

Caramba! O pessoal ficou “xatiado” e não poupou adjetivos para a deputada federal. Mas será mesmo que Gleisi Hoffmann veio a público para dizer que “Senna não é nada disso”? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao bater o olho na mensagem, já ficamos desconfiados. Além de não fazer o mínimo sentido Gleisi ter falado sobre isso (além de ela ter “outros problemas” para se preocupar, não costuma comentar sobre esporte), a história tem algumas características de boatos online. Vamos analisar.

Para começar, a mensagem é vaga. Não fala em que contexto Gleisi teria dado a tal declaração. É alarmista, no sentido de dar aquela “atiçada” na polarização política no Brasil. Tem erros de português (se fosse o caso de uma transcrição de uma fala da deputada, no mínimo, o “abajularem” poderia ser corrigido). E não cita fontes confiáveis (aliás, não cita fonte alguma).

Ao buscar pela origem da tal declaração, não encontramos nada além da mensagem que se espalhou em redes sociais (uma montagem feita, provavelmente, no serviço de edição de fotos Canva). Não há um tuíte, um vídeo, um áudio. Nada. Vamos convir que, se Gleisi tivesse falado mal de Ayrton Senna, no mínimo, viraria Trend Topic no Twitter.

Resumindo: a falta de referência já diz tudo. A história que aponta que a deputada federal Gleisi Hoffmann disse que Senna era só um corredor e que não significou nada para o Brasil é falsa. Não há qualquer prova de que ela teria dito isso e a declaração foi tirada do “nada”. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.