Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo #boato

Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo #boato

Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Já foi descoberto quando será a próxima quebradeira programada. A Gaviões da Fiel disse que vai quebrar a Alesp para jogar a culpa em Tarcísio de Freitas e tirar o governador de São Paulo do cargo.

Mesmo passada uma semana das manifestações golpistas que resultaram em depredação no Congresso e muitas investigações avançando sobre o ocorrido, ainda circula na internet mensagens que tentam fortalecer a tese falsa de que tudo foi uma ação de “infiltrados”.

A mais nova história aponta para um vídeo de integrantes da Gaviões da Fiel em um carro de som. No vídeo, o homem aponta que Tarcísio não deve imitar Ibaneis se houver manifestações golpistas em São Paulo. Também disse que “tiraria os golpistas no braço”.

Junto ao vídeo, está circulando uma mensagem que este seria o anúncio de que um “novo ataque” está sendo programado por quem foi infiltrado entre “patriotas” em Brasília. Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

PRÓXIMA QUEBRADEIRA PROGRAMADA. Já anunciaram quebrar a Alesp e jogarão a culpa nos “terroristas”. Lula@ declara GLO em São Paulo ederruba o Tarcísio, com a mesma estratégia de Brasília. Depois certamente será a vez de Minas. DIVULGUEM.

Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo?

O vídeo se espalhou com todas as forças na internet e, claro, deixou muita gente com as “desconfianças” (injustificadas, aliás) sobre “infiltrados” reforçadas. Porém, é falsa a informação que aponta que o vídeo em questão é a confissão de que a “próxima quebradeira está programada”.

A mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmista, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação. Ao analisar o vídeo em questão, é possível ver claramente que não há uma “marcação da próxima quebradeira”. Transcrevemos o que foi dito:

O Tarcísio. Você não tenta nem passe pela sua cabeça imitar o Ibaneis porque aqui em São Paulo nós não vamos deixar. Porque aqui se algum golpista canalha tentar invadir Assembleia Legislativa e a polícia fizer corpo mole a gente vai tirar no braço. Que o Tarcísio entenda este recado. O golpismo se realizou ontem na Brasília perderam. Agora é punir os golpistas é tomar as ruas para que a gente garante que não tenha Anistia viva a luta democrática no nosso país.

É possível ver que há, sim, um tom de ameaça a Tarcísio de Freitas (que pode até ser entendido como algo desproporcional). Porém, não há nada sobre a Gaviões da Fiel ter marcado um “quebra-quebra na Alesp”.

O que é dito é que, se alguém inventar de quebrar a Alesp e a polícia “fazer corpo mole”, a torcida organizada iria agir para parar, fisicamente, o movimento. Ele também disse, que deseja a punição dos culpados.

A fala em questão foi notícia em alguns veículos como o Brasil de Fato e Folha de São Paulo. Em nenhum momento, é dito que se trata de uma convocação para a “próxima quebradeira”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Gaviões da Fiel gravou um vídeo dizendo que a próxima quebradeira vai ser na Assembleia Legislativa de São Paulo. Trata-se de uma fake news que distorce uma fala real do integrante da torcida organizada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso