Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo #boato

Boato – Já foi descoberto quando será a próxima quebradeira programada. A Gaviões da Fiel disse que vai quebrar a Alesp para jogar a culpa em Tarcísio de Freitas e tirar o governador de São Paulo do cargo.

Mesmo passada uma semana das manifestações golpistas que resultaram em depredação no Congresso e muitas investigações avançando sobre o ocorrido, ainda circula na internet mensagens que tentam fortalecer a tese falsa de que tudo foi uma ação de “infiltrados”.

A mais nova história aponta para um vídeo de integrantes da Gaviões da Fiel em um carro de som. No vídeo, o homem aponta que Tarcísio não deve imitar Ibaneis se houver manifestações golpistas em São Paulo. Também disse que “tiraria os golpistas no braço”.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Junto ao vídeo, está circulando uma mensagem que este seria o anúncio de que um “novo ataque” está sendo programado por quem foi infiltrado entre “patriotas” em Brasília. Leia:

PRÓXIMA QUEBRADEIRA PROGRAMADA. Já anunciaram quebrar a Alesp e jogarão a culpa nos “terroristas”. [email protected] declara GLO em São Paulo ederruba o Tarcísio, com a mesma estratégia de Brasília. Depois certamente será a vez de Minas. DIVULGUEM.

Gaviões da Fiel anuncia em vídeo que a “próxima quebradeira programada” será na Alesp, em São Paulo?

O vídeo se espalhou com todas as forças na internet e, claro, deixou muita gente com as “desconfianças” (injustificadas, aliás) sobre “infiltrados” reforçadas. Porém, é falsa a informação que aponta que o vídeo em questão é a confissão de que a “próxima quebradeira está programada”.

A mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmista, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação. Ao analisar o vídeo em questão, é possível ver claramente que não há uma “marcação da próxima quebradeira”. Transcrevemos o que foi dito:

O Tarcísio. Você não tenta nem passe pela sua cabeça imitar o Ibaneis porque aqui em São Paulo nós não vamos deixar. Porque aqui se algum golpista canalha tentar invadir Assembleia Legislativa e a polícia fizer corpo mole a gente vai tirar no braço. Que o Tarcísio entenda este recado. O golpismo se realizou ontem na Brasília perderam. Agora é punir os golpistas é tomar as ruas para que a gente garante que não tenha Anistia viva a luta democrática no nosso país.

É possível ver que há, sim, um tom de ameaça a Tarcísio de Freitas (que pode até ser entendido como algo desproporcional). Porém, não há nada sobre a Gaviões da Fiel ter marcado um “quebra-quebra na Alesp”.

O que é dito é que, se alguém inventar de quebrar a Alesp e a polícia “fazer corpo mole”, a torcida organizada iria agir para parar, fisicamente, o movimento. Ele também disse, que deseja a punição dos culpados.

A fala em questão foi notícia em alguns veículos como o Brasil de Fato e Folha de São Paulo. Em nenhum momento, é dito que se trata de uma convocação para a “próxima quebradeira”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Gaviões da Fiel gravou um vídeo dizendo que a próxima quebradeira vai ser na Assembleia Legislativa de São Paulo. Trata-se de uma fake news que distorce uma fala real do integrante da torcida organizada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet