Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que Gabigol tenha sido absolvido por 4 votos a 1 e poderá voltar a jogar pelo Flamengo

É falso que Gabigol tenha sido absolvido por 4 votos a 1 e poderá voltar a jogar pelo Flamengo

Gabigol foi absolvido por 4 votos a 1 e tem efeito suspensivo deferido, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Gabigol foi absolvido por 4 votos a 1, teve efeito suspensivo deferido e poderá voltar a jogar pelo Flamengo.

Análise

Boatos relacionados a esporte têm feito sucesso na internet. Hoje mesmo desmentimos uma fake news que apontava que o árbitro Raphael Claus estaria sendo investigado pela CBF. Agora, uma história recai sobre o jogador Gabigol, do Flamengo.

De acordo com a mensagem, o jogador (que está suspenso sob a acusação de ter fraudado um exame antidoping surpresa em 2023) teria tido um efeito suspensivo e absolvido por 4 votos a 1. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Absolvido! Disponível para o próximo jogo Gabigol é absolvido por 4 votos a 1. Band Sports”, diz a mensagem que circula online.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 2: GABIGOL TEM EFEITO SUSPENSIVO DEFERIDO! Jogador foi absolvido por 4 votos a 1. Atacante do Flamengo está apto a voltar a jogar, até que o recurso seja julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS)

Checagem

A história circulou muito em redes sociais e deixou torcedores do Flamengo esperançosos. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Gabigol foi absolvido por 4 a 1 e poderá voltar a jogar pelo Flamengo? 2) Qual é a situação do jogador? 3) Gabigol tem chances de obter efeito suspensivo e poder voltar a jogar?

É verdade que Gabigol foi absolvido por 4 a 1 e poderá voltar a jogar pelo Flamengo?

Não é verdade. A história começou a circular a partir de notícias reais dos últimos dias que apontavam para a possibilidade de Gabigol obter um efeito suspensivo (ter a punição suspensa até o julgamento em uma corte superior) na Corte Arbitral do Esporte.

Porém, não consta em nenhuma fonte confiável que Gabigol tenha obtido o benefício. Pelo contrário, notícias recentes apontam que qualquer resultado deve sair apenas em maio de 2024.

A parte que aponta para a votação de “4 a 1” foi completamente inventada em redes sociais e, inclusive, enganou pessoas influentes. Na fonte citada (Band News), não consta nada sobre o tal julgamento.

Qual é a situação do jogador?

Gabigol está suspenso há cerca de um mês (desde março de 2024). A punição de dois anos, é relativa à data do exame antidoping. Ou seja: até que se obtenha (e se for obtido) uma decisão favorável ao jogador, ele ficará suspenso. A data, no momento, de volta de Gabigol é 7 de abril de 2025.

Gabigol tem chances de obter efeito suspensivo e poder voltar a jogar?

Sim. Porém, chances não significam que ele terá uma decisão favorável. Há chances, inclusive, de que a pena de dois anos seja aumentada. Neste caso, é esperar e ver.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Gabigol tenha sido absolvido e obtido um efeito suspensivo. O jogador e o Flamengo ainda têm esperança de uma virada no caso, mas não há um desfecho na história.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).