Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Teoria que aponta que houve fraude no sorteio da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo não tem provas nem lógica

Teoria que aponta que houve fraude no sorteio da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo não tem provas nem lógica

Fraude no sorteio da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Foi descoberta a fraude no sorteio da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo. Mulher que realizou o sorteio “virou a bolinha” para favorecer paulistas.

  Análise

Previstas para os dias 17 e 24 de setembro de 2023, as finais da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo estão deixando as torcidas apreensivas, algumas até de olho nos palpites de futebol. O sorteio para definir a ordem dos mandos de campo é o primeiro capítulo disso.

Torcedores do Flamengo estão infelizes com o resultado do sorteio, que fará com que a Copa do Brasil seja decidida no Morumbi. Tanto que uma suposta denúncia de fraude/roubo no sorteio começou a circular na internet.

No vídeo, torcedores criam a tese de que tudo foi manipulado porque a mulher que sorteio a bolinha a gira na hora de abrir. “Roubo no sorteio da Copa do Brasil. Ela abre a bolinha, olha Fecha, vira a bolinha E abre de novo.  Roubo no sorteio da copa do Brasil? Olha esse vídeo”, diz uma das mensagens. Assista ao vídeo:

@flamenggoes Roubo no sorteio da copa do Brasil? Olha esse video #flamengo #finalcopadobrasil #sorteiocopadobrasil2023 #nacaorubronegra #torcidadoflamengo #srn #crf ♬ som original – Flamengo é Minha paixão 🔴⚫️

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a três questões. 1) Houve prova de fraude ou roubo no sorteio da final da Copa do Brasil? 2) Porque a mulher fez o movimento de girar a bolinha na hora do sorteio? 3) O Flamengo é desfavorecido em decisões da CBF?

Houve prova de fraude ou roubo no sorteio da final da Copa do Brasil?

Logicamente, não. Os vídeos que estão circulando são uma mistura de tentativa de se obter views com “lacração” + tentativa de pressão contra a CBF. No sorteio, estavam presentes, dirigentes, técnicos e jogadores dos times. Qualquer movimento suspeito seria rapidamente percebido. E todos concordaram com a lisura.

Porque a mulher fez o movimento de girar a bolinha na hora do sorteio?

A teoria não tem a menor lógica. A mulher gira a bolinha para que o lado do logo do time sorteado (no caso o São Paulo) ficasse de frente. Tanto que a mesma imagem mostra que não há nada na outra parte da bolinha. Quem criou a história é, realmente, muito criativo.

O Flamengo é desfavorecido em decisões da CBF?

Não é o que o histórico diz. Nesta Copa do Brasil, o Flamengo decidiu as semifinais contra o Grêmio, as oitavas contra o Flamengo e a terceira fase contra o Maringá em casa. Já o São Paulo decidiu as oitavas contra o Sport, as semifinais contra o Corinthians e agora a final em casa. Há equilíbrio.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tenha havia fraude, roubo ou algo do tipo no sorteio para a final da Copa do Brasil. A acusação não tem fundamento e o história não mostra que o Flamengo é um coitadinho. Esperamos que a CBF não caia na pressão nem no lobby dos torcedores do time carioca.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm