Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Flamengo é suspenso por dois anos pela Conmebol e está fora da Libertadores #boato

Flamengo é suspenso por dois anos pela Conmebol e está fora da Libertadores #boato

Boato – Depois de incidentes na final da Copa Sul-Americana, a Conmebol suspendeu o Flamengo por dois anos de competições internacionais. Time carioca está fora da Libertadores.

A final da Copa Sul-Americana de 2017 pode ser contada de duas formas diferentes. Dentro de campo, foi uma final eletrizante. Precisando da vitória, o Flamengo pressionou o Independiente durante os 90 minutos. Mas a equipe argentina segurou os brasileiros e, com o 1 a 1 conquistado com um pênalti bem batido pelo jovem Barco, se sagrou campeão do último torneio da América do Sul no ano.

Fora de campo, o enredo foi outro. Na véspera da partida, torcedores do Flamengo foram até o hotel do time argentino e fizeram um foguetório a fim de atrapalhar o rival. No dia do jogo, a mesma torcida promoveu atos de vandalismo ao tentar invadir o estádio do Maracanã. Portões foram derrubados e o estádio invadido. No final do jogo e com a derrota, houve mais confusão, brigas e roubos.

A “cereja do bolo” foi a patética cena de um torcedor furtando um homem que havia sido atropelado nas proximidades do estádio. No saldo final, o Flamengo ficou com uma derrota dentro de campo e um vexame fora dele. Mas a situação pode piorar. Ou, de acordo com um texto que circula na internet, já piorou.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Uma postagem em português e outra em espanhol viralizaram no Twitter. As duas apontam a mesma coisa: “CONMEBOL suspende Flamengo de competições internacionais por 2 anos. Clube carioca está fora da Libertadores”, diz a mensagem em português. “URGENTE: CONMEBOL suspende Flamengo de competiciones internacionales por 2 años. El club carioca está fuera de la Libertadores”, diz a mensagem em espanhol.

Flamengo é suspenso por dois anos pela Conmebol e está fora da Libertadores?

É claro que todo o caso e a replicação dos tuítes acima levantaram dúvidas nos torcedores. Uma página de torcedores do Independiente chegou a publicar a informação. Mas será mesmo que a Conmebol suspendeu o Flamengo por dois anos e o time brasileiro está fora da Copa Libertadores de 2018? A resposta é (pelo menos por enquanto) não. Vamos aos fatos.

Para solucionar o caso, só é preciso entender como está o processo. E hoje, 18/12/2017, não há nada que fale de punição ao Flamengo. Só conjecturas. A mídia brasileira tem dado a informação de que a Confederação Sul-Americana de Futebol abriu um processo contra o Flamengo e contra o Independiente (por incidentes no primeiro jogo da final), mas ela ainda não foi divulgada oficialmente. Ou seja, sequer há processo. Quanto mais punição.

De fato, há possibilidade de o Flamengo sofrer uma punição mais severa como uma eventual exclusão da Libertadores. Porém, o histórico tem mostrado que não se trata da punição mais provável. Vamos lembrar de dois casos. Na Libertadores deste ano, a jogadores do Peñarol se envolveram em uma briga no vestiário do Palmeiras. A confusão se estendeu às arquibancadas e foi muito criticada. Apesar disso, a punição ao time uruguaio foi uma multa e a impossibilidade de levar torcida ao estádio em três jogos como visitante.

Em 2013, torcedores do Corinthians promoveram uma briga em jogo contra o San José na Bolívia e soltaram um rojão que matou o menino Kevin Espada (13 anos). A punição ao clube foi, inicialmente, jogar com portões fechados. Porém, a pena foi revogada e a única sansão foi a impossibilidade de torcedores irem a jogos como visitante.

Mas aí você deve estar pensando, mas e o caso da eliminação do Boca Juniors em 2015? Se você não lembra, o time argentino foi excluído da Libertadores após uma confusão em um jogo contra o River Plate. A grande diferença no caso é que o “Superclásico” não conseguiu ser encerrado. Logo, em vez de continuar o jogo do intervalo, a Conmebol resolveu punir os responsáveis por ele não ter acabado.

Resumindo: a história que aponta que o Flamengo foi punido por dois anos pela Conmebol e está fora da Libertadores de 2018 é falsa. Além de o processo estar no começo, nenhuma fonte oficial falou do caso. Se é justa ou não a punição, fica para vocês discutirem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.