Flamengo foi rebaixado no Brasileirão de 1995, mas CBF fez manobra #boato

Boato – Apolinho diz que manobra da CBF no regulamento livrou Flamengo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 1995.

Dentre os quatro times “grandes do Rio de Janeiro”, o torcedor do Flamengo é o único que ainda pode se gabar da equipe nunca ter caído para a Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Vasco caiu três vezes (2008, 2013 e 2015), o Botafogo caiu duas (2002  e 2014) e o Fluminense caiu duas (1996, que “não valeu”, e 1997), o Flamengo nunca foi rebaixado. Não, pera. Tem um texto na web falando um contrário.

De acordo com as mensagens, o Flamengo enfrenta um passado obscuro: no Brasileirão de 1995 o clube foi salvo por uma manobra da CBF. A notícia, que circula no Facebook e WhatsApp, aponta que Washington Rodrigues (o Apolinho), jornalista e técnico do Flamengo em 1995, revelou a informação. Na publicação, o ex-técnico diz que “caímos para a série B, mas a CBF mudou o regulamento pra cair apenas 2 times”. Leia o que diz as mensagens que circulam online:

Versão 1: Em 95 eu era técnico do Flamengo, tínhamos um elenco fantástico! Com Sávio e Romário e caímos para a série B. Mas a CBF mudou o regulamento pra cair apenas 2 times faltando duas rodadas, é uma vergonha na minha vida. Apolinho Narrador

Versão 2: FLAMENGO É LIXO SIM!! ENTENDAM: Em 1995 no ano do centenário do Flamengo, o clube terminou o brasileiro entre os 4 últimos colocados, sendo rebaixado no combinado inicial do campeonato.  A máfia rubro negra teve de agir novamente, e o ex presidente da CBF Ricardo Teixeira mudou de 4 pra 2 os clubes que jogariam a 2° divisão ano de 1996, o Flamengo já estava matematicamente e foi salvo pela manobra do dirigente.

Versão 3: CAMPEONATO BRASILEIRO 1995 O Flamengo terminou entre os 4 rebaixados e só não disputou a 2º divisão por uma manobra da CBF de diminuir de 4 pra 2 os que caíram na penúltima rodada do campeonato brasileiro, no ano centenário.

Flamengo era para ter sido rebaixado no Brasileirão de 1995, mas CBF fez manobra?

É claro que a revelação fez a alegria dos rivais do clube. Mas será mesmo que uma manobra da CBF livrou o Flamengo do rebaixamento em 1995? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Mas, antes de discutir a veracidade das informações, vamos lembrar que, de fato, em 1995, o Flamengo organizou um time que, na teoria, seria páreo para ganhar a competição. O destaque estava no “ataque dos sonhos” com Romário, Edmundo e Sávio. Porém, em campo, a história foi outra.

A torcida começou a temporada vendo Renato Gaúcho marcar o gol do título do Carioca para o Fluminense de barriga. Com a 21ª colocação e uma campanha com apenas 5 vitórias em 23 partidas, o clube teve um dos piores desempenhos da história no Brasileirão. Na época, o Flamengo chegou à metado do campeonato como um dos rebaixados. Mas graças ao seu desempenho no 2° turno, o clube se viu livre do rebaixamento no ano em que completava 100 anos de existência.

Apesar do histórico, a informação de que o Flamengo escapou do rebaixamento graças a uma manobra da CBF não procede. Ao buscar pela revelação de Apolinho em sites de notícias confiáveis, não encontramos nada sobre o assunto. Tampouco há informações sobre alguma “manobra da CBF” na mídia confiável. Manobra que, de fato, aconteceu em 1996 e 1999 com o Fluminense, como mostra essa reportagem.

O segundo motivo está nesta matéria da Folha de São Paulo sobre o regulamento do Brasileirão de 1995. Nela, há um ponto bem claro: “as duas equipes que somarem menos pontos nos dois turnos serão rebaixadas”. O número de rebaixados do Campeonato Brasileiro só passou de 2 para 4 em 1997, justamente porque o Fluminense e o Bragantino não tinham sido rebaixados no ano anterior.

Com isso, não resta mais nenhuma dúvida de que a manobra que salvou o Flamengo do rebaixamento nunca existiu, assim como a revelação de Apolinho. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

6 comentários em “Flamengo foi rebaixado no Brasileirão de 1995, mas CBF fez manobra #boato

  • 03/08/2018 em 13:48
    Permalink

    Eles não se aguentam, querem porque querem rebaixar o Flamengo kkk

    Resposta
  • 31/07/2018 em 14:23
    Permalink

    Estar na cara que esse esclarecimento e de um flamenguista quem viveu a eppca de 95 sabe oque aconteceu saber que a midia comparada nunca ira revelar a verdade mais foi rebaixado sim o Flamengo ….boato e o CRL…

    Resposta
  • 30/07/2018 em 12:29
    Permalink

    Enquanto para muitos, desfazer o boato é importante, para mim, nem o boato e menos ainda o desfeito afeta em nada a minha vida kkkkk. Tô nem aí!

    Resposta
    • 01/08/2018 em 10:20
      Permalink

      Engano seu. Você foi sim afetado pelo boato, senão não teria perdido seu tempo lendo e tampouco escreveria duas linhas sobre o assunto.

      Resposta
    • 07/08/2018 em 19:02
      Permalink

      Tamu junto!!! O que mais me alegra é ver como tem botafoguense, tricolor e vascaindo que param o que estão fazendo para saber mais do Flamengo. Sabem mais do Flamengo do que do seu próprio time. É por essas e outras que ele tem a maior torcida do mundo! 40 milhões torcendo a favor e 40 torcendo contra! Por isso o mais querido do Brasil! Bom vou continuar o meu trabalho. Já me diverti bastante por hj!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)