Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > El País diz que o Corinthians é o time mais ajudado pela arbitragem no mundo #boato

El País diz que o Corinthians é o time mais ajudado pela arbitragem no mundo #boato

Boato – Jornal espanhol El País divulga lista de clubes mais ajudados pela arbitragem no mundo e Corinthians lidera o ranking.

O segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians, realizado em 8 de abril, foi marcado por polêmicas. Depois da acusação feita pelo Palmeiras de que houve interferência externa para que o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza anulasse o pênalti contra o Corinthians, as polêmicas sobre o assunto não pararam.

Mesmo depois da decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de não reconhecer o vídeo divulgado pelo Palmeiras como prova da irregularidade, os boatos envolvendo a decisão da arbitragem continuaram. Agora, uma informação que circula online aponta que o Corinthians é o time mais ajudado pela arbitragem no mundo.

De acordo com imagem que circula online, os dados são de uma pesquisa divulgada pelo jornal El País. Na publicação, um print da página inicial do jornal espanhol mostra o ranking dos clubes mais ajudados pela arbitragem no mundo. Na lista, o Corinthians ocupa o primeiro lugar. Em seguida estão Manchester United, Real Madrid, Flamengo, Fenerbahçe e Chivas Guadalajara. Leia o que diz a publicação:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Os Gambás vem batendo record atras de record! Ontem o jornal El País publicou uma lista dos clubes mais ajudados pela arbitragem do mundo! E adivinhem quem está no topo???

A pesquisa mostra as equipes mais auxiliadas pela arbitragem no mundo, duas equipes brasileiras aparecem no topo. Corinthians lidera o ranking. Classificação: 1° Corinthians; 2° Manchester United; 3° Real Madrid; 4° Flamengo; 5° Fenerbahçe; 6° Chivas Guadalajara.

El País diz que o Corinthians é o time mais ajudado pela arbitragem no mundo?

Se existe uma coisa que causa mais discussão do que política e religião é futebol. A prova disso está na quantidade de gente que compartilhou a publicação para alfinetar o Timão. E, se você faz parte desse grupo, temos um recado: é boato. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

De cara, achamos a mensagem muito suspeita. Primeiro porque a informação surgiu logo após as acusações envolvendo a final do Campeonato Paulista e, principalmente em páginas ligadas ao Palmeiras. Segundo, porque, a pontuação não faz muito sentido. Como seria possível calcular a ajuda da arbitragem? Qual seria o critério para a classificação?

Pois bem, para tentar responder essas perguntas, procuramos pela pesquisa na fonte mencionada – jornal El País. Para a nossa surpresa, não encontramos nada a respeito da pesquisa e nem ao Corinthians.

Só isso já mostra que a informação não passa de #boato. Mas também resolvemos analisar a imagem. Ao lado da suposta pesquisa, temos o resultado do jogo entre Real Madrid e Bayern, que aconteceu no dia 1° de maio. Porém, o resultado mais recente relacionado ao clube brasileiro é a matéria “La afición más leal (y la liga de fútbol menos transparente) de América”, de 2016. Ou seja, o El País nem falou em Corinthians no dia citado.

Por fim: quando comparamos a fonte tipográfica utilizada nesta matéria com a fonte da pesquisa, chegamos à conclusão que se trata de uma montagem (bem amadora, diga-se de passagem)

Resumindo: apesar de na história do clube existir alguns erros pró-Corinthians, como no clássico entre Corinthians e Portuguesa na semifinal do Paulistão em 1998 e, também contra, como no jogo entre Corinthians e Boca Juniors na Libertadores em 2013 ainda não existe um ranking de clubes ajudados pela arbitragem. Ou seja, a história é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.