Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que Daniel Alves tenha tirado a própria vida em prisão na Espanha

É falso que Daniel Alves tenha tirado a própria vida em prisão na Espanha

Daniel Alves morreu em prisão na Espanha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Daniel Alves morreu na prisão na Espanha. Ele teria tirado a própria vida.

Análise

Neste sábado (9 de março de 2024) começou a circular na internet uma informação gravíssima envolvendo o jogador Daniel Alves. Condenado por estupro na Espanha, as mensagens que circularam, principalmente, pelo Twitter apontavam que ele teria morrido.

De acordo com as postagens, que não apontam nenhuma fonte, Daniel Alves teria tirado a própria vida em prisão na Espanha. A partir daí, um monte de gente começou a fazer comentários desprezíveis. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Informação que me chega é que o Daniel Alves se matou. Versão 2: se o daniel alves se matou mesmo a festa é aqui em casa Versão 3: Daniel Alves morreu memo O cara multimilionário simplesmente se matou por pressão social, principalmente das feministas. Tem que ser muito fraco mentalmente, papo reto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Daniel Alves se matou na prisão da Espanha? 2) Como surgiu esta história que aponta que ele se matou em prisão na Espanha? 3) O que podemos falar de comentários do tipo?

Daniel Alves se matou na prisão da Espanha?

Não. Apesar de a história ter se espalhado pelo Twitter e repercutido internacionalmente, ela é falsa. A própria assessoria do jogador desmentiu a fake news. À Rádio Itatiaia, a equipe do jogador apontou que se trata de uma mentira. 

O irmão do jogador, Ney Alves, também se posicionou sobre o assunto e apontou que as pessoas desejarem a morte dele é “uma crueldade” e reiterou que seja fake. Além disso, o roteiro da história denota um fake.

Como surgiu esta história que aponta que Daniel Alves se matou em prisão na Espanha?

Nas nossas averiguações (e também pela fala dos próprios membros da equipe dele), a história surgiu em um perfil “de humor” no Twitter. Se analisarmos, o perfil não teria nenhuma capacidade de ter esta “informação exclusiva”.

Vamos pensar: o jogador está preso na Espanha e tudo que acontece na prisão demora muito para chegar ao mundo externo (que dirá ao Brasil). Por que um cidadão aleatório teria esta informação exclusiva? Isso reforça que é um fake.

O que podemos falar de comentários do tipo?

Tão ruim quanto quem espalhou a desinformação (seja lá qual for o motivo), as pessoas que publicaram celebrações sobre a morte de Daniel Alves são desprezíveis.

O jogador foi condenado por um ato criminoso que, de acordo com a Justiça, ele cometeu e está pagando por isso. Não cabe a ninguém desejar ou querer o fim da vida de outra pessoas. Em todo o caso, só temos que lamentar.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Daniel Alves tenha tirado a própria vida em uma prisão na Espanha. A história que circula é falsa e já foi desmentida pela equipe do jogador.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).