Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Cristiano Ronaldo e Ivete enviam aviões para apagar os incêndios na Amazônia #boato

Cristiano Ronaldo e Ivete enviam aviões para apagar os incêndios na Amazônia #boato

Cristiano Ronaldo e Ivete Sangalo enviam aviões para apagar os incêndios na Amazônia, diz boato

Boato – O jogador Cristiano Ronaldo e a cantora Ivete Sangalo enviaram aviões para apagar os incêndios na Amazônia. Foram três aeronaves, com 80 mil litros de água, para ajudar a combater as queimadas.

A repercussão das queimadas na Amazônia causou bastante comoção nacional e internacional, com discussões em torno do assunto aqui no Brasil e em outros países. Isso tem dado espaço também para o surgimento de várias fake news na internet.

Neste sentido, recentemente, começou a circular nas redes sociais uma notícia que dá conta de que o jogador Cristiano Ronaldo e a cantora Ivete Sangalo teriam enviado aviões para apagar os incêndios na Amazônia.

As publicações que estão sendo compartilhadas entre os internautas falando sobre a suposta boa ação dos famosos informam que foram enviados três aviões, ao todo, com 80 mil litros de água, para ajudar a combater as queimadas na floresta. Veja as versões dos textos originais das publicações que estão rodando o Facebook:

Confira também

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Notícia, supostamente o Jogador Cristiano Ronaldo contratou três aviões que suportam 80 mil litros de água para apagar o incêndio da Amazônia.

Versão 2: Noticia do CR7 no Halla Juventus Elaborado pelo: JEDMAIS Quão grande você é, Cristiano Ronaldo! O melhor futebolista do mundo continua a demonstrar a sua grandeza dentro e fora da quadra, Cr7 contratou 3 Aviões que são capazes de transportar 80,000 litros para apoiar a controlar o incendiado que está destruindo o Amazonas

Versão 3: Obs:Texto não é meu! IVETE SANGALO ENVIA 3 AVIÕES COM 80 MIL LITROS DE ÁGUA PARA AJUDAR A COMBATER INCÊNDIO NA AMAZÔNIA A cantora Ivete Sangalo mostrou toda sua generosidade e preocupação com o incêndio que atingiu a floresta amazônica. Ivete enviou três aviões transportando 80 mil litros de água para ajudar no combate às queimadas.  O gesto rapidamente ganhou as redes sociais, internautas começaram a exaltar Ivete e rebater a cantora Anitta, que recentemente fez um vídeo polêmico falando sobre os índios. […]

Cristiano Ronaldo e Ivete Sangalo enviaram aviões para apagar os incêndios na Amazônia?

É claro que gestos de preocupação e generosidade de pessoas conhecidas na mídia nesse tipo de situação, sem dúvidas, viralizariam na web e gerariam uma série de compartilhamentos e likes nas redes sociais, ainda mais pela tamanha comoção em torno da Amazônia nos últimos dias. Mas será mesmo que Cristiano Ronaldo e Ivete Sangalo enviaram aviões para apagar os incêndios na Amazônia? A resposta é não! E nós te explicamos o porquê a partir de fatos.

O primeiro deles é que as mensagens das publicações que estão sendo espalhadas com essa notícia carregam as principais características de fake news: são vagas (não falam quando o envio dos aviões aconteceu), alarmistas (tem o intuito de atrair a atenção dos internautas e provocar emoção), possuem erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, os textos são idênticos tanto nas publicações que noticiam sobre a suposta boa ação do jogador Cristiano Ronaldo quanto da Ivete Sangalo. Mais que isso, eles são os mesmos encontrados em versões da mesma notícia que falam que os “herois” seriam Messi (veja aqui), Justin Bieber (veja aqui) e até o cantor paraibano Gil Bala (veja aqui).

Já de cara, esses dois fatos já não deixaram desconfiados. Por isso, fomos buscar mais informações. E, ao procuramos por notícias falando sobre Cristiano Ronaldo ou Ivete Sangalo e as queimadas na Amazônia, nada encontramos sobre a tal doação (que, logicamente, viraria notícia em qualquer lugar) e sequer um anúncio oficial dos famosos sobre o assunto. Mais um motivo para desmentirmos toda essa história.

Por último, também é possível perceber que as fotos dos aviões jogando água em queimadas na floresta, que foram usadas nas publicações, estão fora de contexto. Uma foi tirada do site Terra (veja nesse link), que divulgou uma imagem da Agência Reuters sobre um incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia, em 2017; e a outra, que também foi copiada do mesmo site (como você pode ver aqui nesse link), se trata, na verdade, de uma ação movida por brigadistas para apagar um incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, também em 2017.

Resumindo: As notícias que estão sendo compartilhadas nas redes sociais dizendo que Cristiano Ronaldo e Ivete Sangalo enviaram aviões para apagar incêndios na Amazônia não são verdadeiras. Além disso, nem Messi ou qualquer outro famoso mencionado aqui executou a boa ação. Toda essa história não passa de um boato e, inclusive, está quase virando um meme.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.