Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > César Cielo diz que foi ameaçado pelo ex-presidente Lula #boato

César Cielo diz que foi ameaçado pelo ex-presidente Lula #boato

Boato – Nadador César Cielo revelou, durante entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, que foi ameaçado pelo ex-presidente Lula, que dizia que iria “tirar patrocínios” dele.

Depois que saiu da prisão para ir ao enterro do seu neto Arthur, o ex-presidente Lula parece ter despertado a fúria em muitas pessoas. A prova disso está na quantidade de histórias falsas relacionadas a ele que têm viralizado na internet. Dentre histórias “novas”, vamos falar de uma antiga que voltou a circular.

Uma mensagem de uma suposta declaração do nadador César Cielo, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim, sobre Lula voltou a viralizar na internet. A “notícia”, que viralizou por meio de memes e mensagens soltas em redes sociais, aponta que César Cielo teria entregado mais uma “vergonha” de Lula. Ele teria ameaçado retirar o patrocínio dos Correios de Cielo e “ligado para a família dele” por causa de uma não-ida ao Palácio do Planalto. Leia:

Versão 1: O autoritarismo do governo Lula e do PT vs César Ciélo… um herói por falar a verdade! Jornal O Estado de São Paulo. Quando me tornei Campeão Olímpico e me neguei a ir à Cerimônio no Palácio do Planalto “pedir a benção” e fazer propagando pro Presidente da República como fizeram os outros atletas, tive problemas com o Presidente Lula.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“fui ameaçado pelo Presidente LULA, dele suspender o patrocínio que eu recebia dos CORREIOS… ele vivia telefonando para os meus e não os deixava trabalhar sossegados. Fiquei muito nervoso e devido a tudo isso treinei mal durante uns tempos”. É esse o governo que temos! César Ciêlo.

Versão 2: PARABÉNS A CIÉLO. César Ciélo entrega mais uma vergonha do governo brasileiro. Dessa vez não foi pelo fato de ter ganho alguma prova de natação, mas pela entrevista corajosa que deu ao jornal ”O ESTADO DE SÃO PAULO”. Cesar, bastante irritado, falou da falta de apoio da CBDA, (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). […]

César Cielo contou que além de não receber auxílio da CBDA, teve problemas com o presidente Lula. -“Entre outras ameaças, ele ameaçou suspender os pagamentos que eu vinha recebendo dos correios, quando disse a ele que não viria para uma cerimonia no palácio do Planalto. Ele vivia telefonando para meus pais, e não os deixava trabalhar sossegados. Fiquei nervoso e treinei mal por uns dias.Esse é o governo que temos.”

Pelo que se vê, o dedo do governo está em tudo. Atletas têm que ir a Brasília para pedir a bênção do ‘padrinho’ e para fazer propaganda do presidente. Ainda bem que não vimos medalhistas em Brasília puxando o saco do desgoverno. QUE ABSURDO !!! QUE CADA UM REPASSE DEVAGARINHO PARA SUA LISTA. EM POUCO TEMPO, QUEM SABE, GRANDE PARTE DO POVO BRASILEIRO TOMARÁ CONHECIMENTO DA VERDADE.

César Cielo disse que foi ameaçado pelo ex-presidente Lula?

A declaração colecionou likes e shares no Facebook. Mas será mesmo que a informação que aponta que o nadador César Cielo detonou o ex-presidente Lula é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixou um tanto quanto desconfiados. Primeiro, é uma mensagem vaga (sequer é datada). Além disso, ela é alarmista (mexe com os sentimentos de polarização política), tem erros de português (inclusive no nome de César Cielo) e tem pedido de compartilhamento. Ou seja, quase todas as características de um boato online.

Tanto o “meme” como a mensagem citam uma fonte confiável, o jornal O Estado de S.Paulo. Isso facilitou a nossa investigação porque, ao buscar sobre o assunto, descobrimos que não tem nada de “entrevista detonando Lula”.

Na realidade, boa parte do texto foi retirado desta entrevista de Cielo ao Estadão de setembro de 2008. A matéria, com o título “Sem apoio, César Cielo detona dirigentes da CBDA”, mostrou diversas críticas do atleta à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Só tem um detalhe: em nenhum momento, ele cita o nome de Lula.

Vale dizer que a “denúncia de perda de patrocínio” veio, de acordo com Cielo, também da CBDA. Tratava-se de uma pressão para ele (que treinava nos EUA) nadasse no Brasil. Vale dizer também que César Cielo disse que “errou com a CBDA” dias depois da entrevista ao Estadão e parece “ter se acertado” (pelo menos por um tempo) com a entidade.

Resumindo: a história que aponta que o nadador César Cielo detonou o ex-presidente Lula e falou de ameaças é falsa. Ao buscar pela entrevista citada na mensagem, percebemos que não há nenhuma citação do nadador ao petista.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.