Casa do Gabigol na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) pegou fogo, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra a casa do jogador do Flamengo Gabriel Barbosa (Gabigol) pegando fogo. Cobertura de prédio fica na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).

Com a quarentena forçada pela pandemia do novo coronavírus, o esporte, literalmente, parou. Em meio a isso, uma informação que surgiu na internet deixou muita gente preocupada: a de que a casa do jogador Gabriel Barbosa (o Gabigol), do Flamengo, teria pegado fogo.

De acordo com mensagens que acompanham um vídeo, um incêndio teria atingido a cobertura do jogador, localizada no bairro da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). O caso teria ocorrido no dia 20 de março de 2020 e chamou atenção. Leia algumas das mensagens que circularam online e assista ao vídeo:

Versão 1: FOGO!!!!! CASA DO GABIGOL PEGANDO FOGO MA BARRA DA TIJUCA A cobertura de Gabriel Barbosa, o Gabigol, pega fogo na Barra da Tijuca no dia 20/03/2020. Versão 2: A casa do Jogador Gabigol pegando fogo agora na Barra Versão 3: Estão falando que á cobertura do Gabigol pegou fogo, á mulher no vídeo tbm menciona ser mesmo, tinha alguém tentando apagar o incêndio, não se sabe quem era …

Casa do Gabigol na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) pegou fogo?

As imagens e a mensagem deixaram muita gente preocupada, afinal, a ordem é para que todas as pessoas fiquem em casa. Mas será mesmo que a casa do Gabigol pegou fogo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos deixou desconfiados. Como um “bom” boato, a mensagem tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis.

Com essas desconfianças, fomos buscar mais detalhes a respeito do assunto. De cara, achamos uma notícia sobre o incêndio na cobertura na Barra da Tijuca publicada no G1. A matéria deu duas informações relevantes: a de que não houve feridos no incidente (o que já alivia muita gente) e de que não há identificação de quem era o proprietário do local.

Além da matéria do G1 (e os textos falsos na internet), nada encontramos sobre o assunto. Vamos racionar: a se fosse a “casa do Gabigol”, a história teria virado notícia em tudo que é veículo de mídia e não uma “notinha” em um portal.

Sem muitas respostas, fomos até as redes sociais do jogador e de pessoas próximas para achar a resposta. De cara, vimos que Gabigol continuou fazendo suas postagens normalmente, como se nada tivesse acontecido (e ele fez até uma live). E a irmã dele, Dhiovanna Barbosa, descobrimos que nada aconteceu. Ela gravou um vídeo explicando a situação.

De acordo com essa matéria do site Sportbuzz e essa do site Futebol Interior, Dhiovanna gravou um vídeo falando sobre a situação. Veja o que ela disse:

Estão mandando mensagens dizendo que a casa do meu irmão pegou fogo. Ele não mora mais naquele condomínio e não foi a cobertura que ele morava que pegou fogo, foi a cobertura vizinha, deixaram a banheira ligada e pegou fogo. Não se preocupem, ele não está lá, ele está na baixada e não mora mais lá! Fiquem despreocupados.

Resumindo: a história que aponta que a casa do jogador Gabriel Barbosa (Gabigol) pegou fogo é falsa. Além de tudo estar bem com o jogador (que continua na quarentena), a irmã desmentiu o boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Apr8nq

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet