Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Brasil pode ser expulso das Olimpíadas por causa de sopa de sushi #boato

Brasil pode ser expulso das Olimpíadas por causa de sopa de sushi #boato

Brasil pode ser expulso das Olimpíadas por causa de sopa de sushi, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de viralização de foto de sopa de sushi em buffet, Brasil pode ser expulso das Olimpíadas de Tóquio.

Com, oficialmente, uma semana de disputas, os Jogos Olímpicos de Tóquio chegam a sua metade (via, né, gente?). Surpreendentemente, a edição deste ano tem sido acompanhada de poucas notícias falsas. Hoje, vamos falar de uma delas.

Mensagens que circulam em redes sociais dão conta de que a participação do Brasil nas Olimpíadas está sob risco por causa de, digamos, uma “acrobacia culinária”: uma foto de uma “sopa de sushi” em um buffet. A mensagem dizia o seguinte: “Brasil pode ser expulso da Olimpíada do Japão após foto da sopa de sushi em self-service”.

Brasil pode ser expulso das Olimpíadas por causa de sopa de sushi?

Muita gente compartilhou a mensagem e muita gente indagou se a informação era, de fato, verdadeira (tanto que o termo “sopa de sushi” acabou como um dos mais pesquisados no nosso site. Para quem ficou com a dúvida, cá estamos para esclarecer que se trata de uma balela. Uma brincadeirinha.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A solução para o caso se deu de uma das formas mais simples possíveis. Bastou pegar o teor da mensagem, jogar em um buscador e achar pela fonte da informação. Não demorou muito para descobrirmos que, antes de virar mensagem solta ou print sem citação de fonte, a história surgiu no site O Sensacionalista (ótimo, por sinal).

Ou seja: a história surgiu em uma página de humor (que, atualmente, está protegida por paywall no site do jornal O Globo) e foi interpretada como verdadeira por muita gente. Vale lembrar que, se a história ficasse restrita à página de humor, nem faríamos o desmentido. Como ela foi modificada é vendida como “real”, tivemos que fazer o desmentido aqui.

Só por desencargo, resolvemos buscar por qualquer informação sobre o causo. Descobrimos que a foto da sopa de sushi já circula na internet há, pelo menos, três anos e que antes de “virar notícia” na página de humor, mensagens em redes sociais sugeriam punições ao Brasil das Olimpíadas por conta da iguaria (de gosto, por assim dizer, duvidoso).

Resumindo: se você chegou a ficar preocupado com a expulsão do Brasil das Olimpíadas por conta de uma sopa de sushi, saiba que a informação que circula por aí é falsa. Se você tiver coragem (e falta de noção), pode usufruir da comida à vontade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: