Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Bolsonaro é expulso de jogo Flamengo x Athletico sob gritos de “fora Bolsonaro”, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é expulso de jogo Flamengo x Athletico sob gritos de “fora Bolsonaro”, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é expulso de jogo Flamengo x Athletico sob gritos de “fora Bolsonaro”, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que o presidente Jair Bolsonaro é expulso sob gritos de “fora Bolsonaro” durante partida entre Flamengo e Athletico em Brasília.

No dia 16 de fevereiro de 2020, o Flamengo (time brasileiro mais vencedor de 2019) levantou mais uma taça (da Supercopa do Brasil) ao derrotar o Athletico Paranaense por 3 a 0. A partida, disputada no estádio Mané Garrincha (em Brasília), teve a presença de autoridades como o presidente Jair Bolsonaro. E foi justamente um vídeo atribuído a ele que começou a viralizar na internet.

Nas imagens, Bolsonaro é hostilizado por uma multidão. O vídeo é acompanhando de mensagens que apontam que o episódio teria ocorrido durante o jogo entre Flamengo e Athletico e que o presidente acabou sendo “expulso” do local. Leia algumas versões da história (que circulou em redes sociais e foi publicada por sites contrários a Bolsonaro) e assista ao vídeo:

Versão 1: Bolsonaro leva cartão vermelho e é expulso do jogo Flamengo x Atlético Versão 3: Bolsonaro foi expulso do jogo entre Flamengo e Atlhetico-PR, partida da Supercopa do Brasil no Mané Garrincha, em Brasília, neste domingo (16). Aos gritos de “Fora Bolsonaro!”. Torcida do Flamengo e estadio expulsam o presidente aos gritos e vaias,devido a forte manifestaçao ao seu decadente governo o presidente saiu pelas portas dos fundos rejeitado pelo estadio.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bolsonaro foi expulso de jogo Flamengo x Athletico sob gritos de “fora Bolsonaro”?

A tal história de “Bolsonaro expulso” foi compartilhada por muita gente na internet. Mas será mesmo que a torcida (seja do Flamengo ou do Athletico) hostilizou e expulsou o presidente do Mané Garrincha? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, as mensagens já nos causaram desconfianças. Assim como em tantos outros boatos na internet, ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Simplesmente joga o vídeo e “deu”.

Ao buscar por mais detalhes da “expulsão de Bolsonaro do estádio”, nada encontramos. Só as mensagens em redes sociais e as matérias em sites contrários ao presidente. Se a “expulsão” fosse real, com certeza estaria em outros veículos de mídia.

Foi fazendo a busca pelo vídeo que chegamos à verdade. De fato, há um ato hostil contra Bolsonaro. Mas nem foi no Mané Garrincha tampouco ocorreu em 2020.

Veja também: saiba como checar a origem de um vídeo do YouTube

O vídeo em questão é datado de 15 de setembro de 2017. Na ocasião, o então pré-candidato Jair Bolsonaro foi convidado pela Universidade Fumec para um evento chamado “Pensando o Brasil”. Na ocasião, grupos favoráveis e contrários a Bolsonaro se manifestaram e houve confusão.

Em 2018, o mesmo vídeo foi utilizado em um boato que apontava que “Bolsonaro havia sido expulso de uma universidade”. De acordo com checagem da Agência Lupa, a própria direção da Fumec apontou que, depois da manifestação, a palestra dele ocorreu normalmente. Ou seja: tecnicamente, ele não foi sequer “expulso”.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro foi expulso do estádio Mané Garrincha durante o jogo entre Flamengo e Athletico em 2020 é falsa. Nem o presidente foi expulso tampouco o vídeo é de 2020 ou de Brasília.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb