Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Balela: Alemanha vai doar hotel em Porto Seguro para construção de escola

Balela: Alemanha vai doar hotel em Porto Seguro para construção de escola

Seleção da Alemanha doou hotel para construção de escola, diz boato
Seleção da Alemanha doou hotel para construção de escola, diz boato

Boato – Alojamento utilizado pela seleção alemã de futebol será doado para a construção de uma escola para os pobres após o fim da Copa do Mundo.

Se tem um país que se deu bem na Copa do Mundo foi a Alemanha. Além de faturar o tetracampeonato mundial ao vencer a Argentina na final e golear o Brasil nas semifinais, o time ganhou o prêmio de seleção mais simpática da competição. E o que acontece com quem é simpático? Ganha histórias mirabolantes.

Desde antes da Copa do Mundo tem se espalhado na internet uma história que a seleção alemã vai doar o centro de treinamento, construído especialmente para a preparação vitoriosa no Mundial, para que seja construída uma escola para os pobres. No fim de semana do final da Copa, começou a circular o seguinte texto por redes sociais:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

SÓ PARA LEMBRAR A ALEMANHA CONSTRUIU UM HOTEL EM PORTO SEGURO PRA SE HOSPEDAR, E SÓ CONTRATOU O POVO MAIS HUMILDE DO LUGAR PARA TRABALHAR, COM ELES.

E ELES ACABAM DE ANUNCIAR QUE E APÓS A COPA IRÃO DOAR O HOTEL PARA QUE NO LOCAL SEJA CONSTRUÍDA UMA ESCOLA DE REFERENCIA PARA OS POBRES .

VIERAM DE UM OUTRO PAÍS E FIZERAM AQUI O QUE OS POLÍTICOS NÃO FAZEM, PARABÉNS GANHANDO OU NÃO VOCÊS JÁ TEM MEU RESPEITO.

Que bonito, né? Pena que a história não é bem assim. Primeiro, o texto divulgado tem alguns erros de informação. Não foi um hotel que foi construído pela Alemanha. Na realidade, foi um centro de treinamento. Os quartos são classificados como alojamento, apesar de serem de luxo.

Outra imprecisão é o local citado. Há a informação de que o hotel da Alemanha ficaria em Porto Seguro (Bahia). Na realidade, o CT da Alemanha fica na cidade de Santa Cruz de Cabrália, a 23 quilômetros de Porto Seguro. Ok, nada disso desmente a história, né? Então, toma essa.

Essa reportagem da ESPN explica com detalhes como se deu a negociação do CT da Alemanha. Quem acha que vai haver doações, está enganado. Na realidade, a construção do local faz parte de um grande projeto imobiliário. Após a Copa, o local vai ser transformado em um resort e utilizado como turismo. Ou seja, a história não passa de uma balela.

Porém, contudo, todavia, a seleção alemã realizou sim ações de caridade na passagem pelo Brasil. Além de fazerem visitas a muitos projetos sociais, o time realizou uma doação de 10 mil euros para os índios pataxós ao final da Copa. Mais do que isso, ainda realizam uma dança em homenagem aos indígenas após o título.

Resumindo, a história da criação da história não passa de uma balela. Mas isso não tira o brilho e a simpatia dos jogadores alemães que veio, viu e venceu a Copa. E, ainda por cima, ajudaram índios pataxós.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Doroteia Gonçalves Ignácio, Kazuza Floripa e Alcione Halfeld. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

Programa #5: final

Programa #4: semifinais

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase