Will Smith morre durante assalto em sua mansão #boato

Boato – O ator Will Smith morreu após reagir a um assalto em sua mansão na cidade de Nova York.

Com quase 10 anos de Boatos.org, podemos dizer que um tipo de fake news que diminuiu muito na internet é o do boato sobre mortes de celebridades. Mesmo assim, ainda temos que desmentir este tipo de fake esporadicamente.

A história que tivemos acesso aponta que o ator norte-americano Will Smith morreu ao tentar defender a sua família após um assalto em uma mansão de Nova York. A história se espalhou em mensagens e redes sociais e prints destas mensagens no WhatsApp. Leia algumas das versões da história que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Will Smith morreu num assalto em sua mansão, tentando proteger sua família. Versão 2: Triste NOTÍCIA, o mundo do cinema está de luto, o ator Will Smith conhecido em muitos papéis que interpretou no cinema, foi assassinado em sua casa em Nova York por assaltantes que invadiram sua mansão. Ele queria se opor para proteger sua família, mas os criminosos perceberam isso e atiraram nele.

Will Smith morreu durante assalto em sua mansão?

A história se espalhou com todas as forças na internet e chamou muita atenção por aí. Porém, não procede a informação que aponta que Will Smith morreu reagindo ao tal assalto.

Para chegar à veracidade da informação, bastaram duas ações. A primeira foi procurar em fontes confiáveis sobre a tal notícia (vamos convir que uma bomba como essa seria manchete em todos os sites de notícias). Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto.

A última pá de terra na história se deu com uma busca pela mensagem que foi printada (e cortada no WhatsApp). Trata-se de uma pegadinha. Podemos perceber isso ao ver o último trecho da mensagem:

Isso aconteceu por volta da 1 da manhã em um filme que eu estava assistindo na Netflix… Esse filme é bom, recomendo. Obrigado por ler até o final. É preciso incentivar a leitura.

Não achamos, em uma busca rápida, nenhum filme em que isso ocorre (se souberem, me ajude). O que podemos dizer é que não se trata de algo fora da ficção.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Will Smith morreu durante um assalto em sua mansão em Nova York. A mensagem não passa de uma “pegadinha” (muito sem graça, aliás) que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet