Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Foto de Taylor Swift com arma na mão é falsa e foi criada por ferramenta de IA

Foto de Taylor Swift com arma na mão é falsa e foi criada por ferramenta de IA

Taylor Swift apareceu com arma na mão em favela do Rio, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Taylor Swift posou para foto com uma arma na mão em uma favela do Rio de Janeiro.

Análise

A turnê da cantora pop estadunidense Taylor Swift tem causado (em todos os sentidos) no Brasil. Por um lado, os shows que ela está realizando no país está movimentando diversos fãs. Por outro, a turnê está sendo marcada por algumas tragédias e decepções.

Além de relatos de assaltos e arrastões envolvendo fãs da cantora no Rio de Janeiro e São Paulo, uma fã morreu durante um show no Rio de Janeiro e um show foi cancelado por conta do calor. Neste contexto, uma imagem surgiu na internet.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Na foto, Taylor Swift teria, supostamente, ido a uma favela no Rio de Janeiro e se encontrado com supostos traficantes no local. Mais do isso, ela teria empunhado uma arma e posado com os bandidos. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a foto:

Versão 1: Taylor Swift no Brasil, junto com moradores da favela segurando uma arma. Aqui nos EUA ela faz campanha para desarmar a população americana 🇺🇸 Versão 2: Quem é Taylor Swift que deixou milhares de fãs esperando pra, em cima da hora, adiar o show…e ainda subir uma comunidade pra tirar essa foto com uma arma? Quem é ela?

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que Taylor Swift foi a uma favela e posou para uma foto com uma arma na mão? 2) Qual a origem da imagem que mostraria Taylor Swift com uma arma na mão? 3) Como podemos identificar fotos feitas com ferramentas de inteligência artificial?

É verdade que Taylor Swift foi a uma favela e posou para uma foto com uma arma na mão?

Não é verdade. Não existe qualquer registro que aponte para a cantora (que está fazendo diversos shows no Brasil) em uma visita a comunidades no Rio de Janeiro. Além disso, ela (que é contra o uso de armas de foto) não teria segurança suficiente para adentrar em alguns locais. Por fim, há a imagem: ela é falsa.

Qual a origem da imagem que mostraria Taylor Swift com uma arma na mão?

Na realidade, a foto foi gerada por uma ferramenta de criação de fotos por inteligência artificial. Não há qualquer registro da ida dela a favelas ou com armas na mão e, ainda, por cima, há alguns elementos que denotam que a imagem é falsa.

Como podemos identificar fotos feitas com ferramentas de inteligência artificial?

O rosto de todos (que, mesmo em um ambiente aberto, têm a mesma iluminação na bochecha e na testa), as mãos (com dedos completamente deformados) e o próprio rosto (que mostra a cantora muito deformada) ajudam a identificar que se trata de uma imagem criada por IA. O nosso temor é que, no futuro, estas imagens continuem se aprimorando de modo que não consigamos mais fazer esta distinção.

Conclusão

Fake news ❌

A imagem que está sendo atribuída à cantora Taylor Swift com uma arma na mão é uma criação feita com ferramentas de inteligência artificial. Ela não esteve no local e a história é mais uma fake news que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)