Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Simpsons previu fraude nas eleições dos EUA, vitória de Biden e futuro sombrio #boato

Simpsons previu fraude nas eleições dos EUA, vitória de Biden e futuro sombrio #boato

Simpsons previu fraude nas eleições dos EUA, vitória de Biden e futuro sombrio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A série Os Simpsons previu fraude com votos de mortos nas eleições dos EUA, resultado nos estados e futuro sombrio para 2021 com vitória de Biden.

É fato! Sempre que algo importante ou impactante acontece, “brotam” informações na internet que apontam para previsões da série Os Simpsons. Em alguns casos, a previsão até faz certo sentido. Em outros, é pura invenção. Hoje, vamos falar de três espécies de previsões em uma só.

Após a vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas diversos conteúdos começaram a circularam na internet como “prova” de que Os Simpsons previu o que iria ocorrer em novembro de 2020 e até em janeiro de 2021.

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

O primeiro dos conteúdos que tivemos acesso é de um episódio no qual Lisa descobre que o Partido Republicano estaria colocando pessoas mortas para votarem nas eleições locais. Nas imagens, Lisa e Bart conferem túmulos de pessoas que teriam votado no partido. “ATÉ OS SIMPSONS JÁ SABIAM DA FRAUDE NAS ELEIÇÕES DOS USA”, diz uma das mensagens que acompanham o vídeo. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Outro conteúdo que está circulando é de um episódio no qual Homer se esquece de votar nas eleições e o ano de 2021, no dia 20 de janeiro, se mostra um futuro sombrio. Muitas apontam que esse futuro se deve à vitória de Biden. “O desenho americano Simpsons ja provou ao mundo que suas previsões são certeiras e agora nas eleições a presidência dos estados Unidos o desenho faz mais uma dura revelação sobre quem vencera as eleições e onde isso vai levar que viralizou nas redes. Boa noite familia!”, diz a mensagem. Assista:

A terceira previsão seria do resultado das eleições nos estados. Uma imagem do Mr. Burns com o mapa pintado em vermelho e azul coincidiria com o resultado das eleições nos Estados Unidos. “Para que eu vou esperar o resultado das eleições se eu posso simplesmente assistir Os Simpsons? Kkkk”, diz a mensagem. Veja a imagem:

Simpsons previu fraude nas eleições dos EUA, vitória de Biden e futuro sombrio?

Como vocês (e as milhares das pessoas que compartilharam os conteúdos em questão) perceberam, o que não faltaram foram teorias da conspiração relacionadas às previsões dos Simpsons em relação às eleições dos EUA. Pois bem, cá estamos para derrubar cada uma das teses em questão.

Antes disso, é importante citar que não é de hoje que a gente desmente histórias falsas relacionadas a previsões dos Simpsons. Só para citar alguns exemplos: já desmentimos que a série previu a chegada do coronavírus, o encontro de Trump com presidentes da Arábia Saudita e Egito, o jogo Pokémon GO e o “torcedor russo sinistro na Copa de 2018”.

Voltando à história de hoje, vamos começar pela informação relacionada a “resultados nos estados”. Há dois detalhes que invalidam a tese de que Os Simpsons previu quem ganharia as eleições. O primeiro é que, pelo menos na versão que vimos da mensagem, o quadro utilizado como “comparativo” não era das eleições de 2020 (era de 2016).

O segundo e mais importante é que o resultado das eleições nos EUA não batem com o do quadro em questão. Em um primeiro olhar, vimos que estados como Geórgia, Ohio, Arizona e Michigan tinham resultados divergentes no mapa do desenho com “a vida real”. Antes que você ache que é um “grande feito” acertar os vencedores da maioria dos estados saiba que existem estados que são tradicionalmente Republicano ou Democrata (o que facilita previsões).

Vamos ao segundo caso: do “futuro sombrio”. Na realidade, o episódio sequer é antigo. O episódio foi ao ar no especial de Halloween de 2020 (que já é uma tradição da série). Isso já elimina a hipótese de, por exemplo, ter existido uma previsão de que as pessoas votariam de máscara.

Para além disso, não há uma “previsão de que Biden iria vencer”. Na realidade, o desenho dá a entender que o vencedor das eleições foi Trump. Quanto ao futuro “sombrio” em 2021, vamos dar um desconto: quase todos episódios de Halloween tem a “licença poética” para terminar de forma trágica. Ou seja: até mesmo para Os Simpsons, há um exagero no episódio.

Falando da “terceira previsão” (de fraude nas eleições). Há dois detalhes que derrubam a tese. O primeiro deles é que no desenho é o Partido Republicano (e não o Democrata) que teria realizado a fraude dos “eleitores mortos”. O segundo é que, ao contrário do que as pessoas que estão compartilhando a informação apontam, é falso que pessoas mortas “votaram” em Biden (desmentimos isso neste link).

Resumindo: a história que aponta que Os Simpsons previu o resultado das eleições dos EUA, uma fraude do Partido Democrata e o futuro sombrio pela vitória de Biden é falsa. Em todos os casos, há informações erradas ou extrapolações para fazer a tese de previsão se tornar factível.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK