Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Silvio Santos não tem artrose e muito menos se curou da doença com “gotas milagrosas”

Silvio Santos não tem artrose e muito menos se curou da doença com “gotas milagrosas”

Silvio Santos revela em entrevista que se curou da artrose com gotas milagrosas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Em entrevista, Silvio Santos afirmou que se curou da artrose usando as “gotas milagrosas”.

  Análise

Silvio Santos é um dos maiores nomes da televisão brasileira. No ar desde o ano de 1962, hoje Silvio Santos é dono de um conglomerado bilionário, que inclui o Sistema Brasileiro de Televisão (o SBT), o grupo Jequiti e a Liderança Capitalização (que administra o título de capitalização Tele Sena).

Com 92 anos, Silvio Santos já enfrentou alguns problemas de saúde, mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, ele teria se curado de um deles. Segundo uma publicação, Silvio Santos teria afirmado em uma entrevista que se curou de uma artrose usando “gotas milagrosas” de uma erva.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Ainda segundo a história, Silvio teria parado de fazer seu programa dominical por causa da dor e, depois de tomar 20 gotas diariamente por algumas semanas, ele teria se recuperado totalmente.

Versão 1: “São Paulo, esse ano, eu não corri, porque eu tava com problema na perna, né? Que fui diagnosticado com um uma artrose no joelho, mas comecei a tomar umas gotas de uma erva muito conhecida, que estou bom. Eu não consegui caminhar, era muita dor. Foi 4 de julho que comecei a tomar as gotas, setembro, outubro. Ele nem queria tomar, mas essas gotas foi a melhor coisa que nós conhecemos, né? O Silvio sempre foi muito ativo. Depois que descobriu essa artrose, ele não estava conseguindo mais fazer nada. Eu estava até preocupado com ele. Agora eu estou pensando até em voltar pra meu programa. As dores acabaram, eu consigo ficar mais tempo em pé”.

Versão 2: “SBT. NOTICIA URGENTE. SILVIO E IRIS FALAM COMO ACABARAM COM A ARTROSE SEM CIRURGIA. ‘TOMAVA 20 GOTAS PELA MANHA DESSA ERVA E NADA DE DORES’”. Versão 3: “URGENTE: Apresentador Silvio Santos Revela Tratamento Natural para Reverter Artrose sem cirurgia”.

 

@vivasemdoresoficial saúde sempre em dia #antiinflamatorio #artrose #artrite #saude #colagenotipo2 #inchaco #articulações #curcuma #acafrao #bursite #orapronobis #dores  #foryou #reumatismo ♬ som original – Viva sem Dores

A história fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muita gente esperançosa, uma vez que muitas pessoas são acometidas pela doença. Porém, o texto apresenta algumas características de fake news que nos deixaram pensativos, como o cárater vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias em veículos de comunicação confiáveis e relatos do próprio Silvio Santos.

A partir daí, investigamos essa história a fundo e separamo três questões para te explicar o motivo para não acreditar nessa história: 1) É verdade que Silvio Santos se curou da artrose por causa de gotas milagrosas? 2) Silvio Santos deu a tal declaração sobre gotas milagrosas? 3) É confiável comprar as gotas milagrosas para se curar da artrose?

Checagem

É verdade que Silvio Santos se curou da artrose por causa de gotas milagrosas?

Não. Na verdade, trata-se de propaganda enganosa que utiliza o nome de Silvio Santos. Esse tipo de propaganda não é novo e já usou nome de outros famosos para promover produtos de origem duvidosa. No fim, se a pessoa decide adquirir o produto, vai comprar um “tratamento” que, na realidade, não funciona.

Silvio Santos deu a tal declaração sobre gotas milagrosas?

Não. O vídeo utilizado na história de hoje foi retirado de uma entrevista que Silvio Santos concedeu para a equipe da Veja São Paulo, em 2014. Na época, Silvio Santos passava férias em sua casa de veraneio na Flórida (EUA) com sua esposa Iris Abravanel. Como é possível ver, o trecho retirado da entrevista foi editado e, posteriormente, uma dublagem (ruim, por sinal) foi adicionada.

É possível perceber que a fala não se adequa ao movimento da boca de Silvio Santos e Iris Abravanel. Além disso, há diferença de som entre as falas originais e a fala dublada e, por fim, a voz de Iris Abravanel é completamente diferente.

Se isso não bastasse, Silvio Santos não foi diagnosticado com artrose. Na entrevista, ele afirmou que retirou feridas que evoluíram para um tumor. O procedimento foi feito por um médico em São Paulo por meio de intervenção cirúrgica. Após a cirurgia, Silvio Santos ficou bem e está curado. Na entrevista original, Silvio Santos não fala em momento algum sobre gotas milagrosas ou ervas. Inclusive, em 2015, quando sentiu dores nos joelhos, Silvio Santos procurou um médico e também um fisioterapeuta (nada de tratamento alternativo e sem comprovação científica).

É confiável comprar as gotas milagrosas para se curar da artrose?

Definitivamente não. A artrose é uma condição que afeta as cartilagens e leva a alterações de estruturas ósseas. Não existe tratamento que consiga parar ou reverter o processo de degeneração causado pela artrose. Em alguns casos, o tratamento da doença é exclusivamente cirúrgico.

Injeções com medicamentos podem ser usadas para aliviar a dor, mas é uma medida temporária, uma vez que, após o efeito da substância, a dor volta. Além disso, exercícios aeróbicos, como caminhadas e natação, também são importantes para o controle dos sintomas da artrose. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas e permitir que os pacientes tenham uma vida normal, sem dor ou limitações de movimento.

Não existe nenhuma comprovação científica sobre o uso de “gotas milagrosas” de uma erva no tratamento da artrose. Como é possível observar, o tratamento engloba medicamentos para controlar a dor e exercícios físicos (ou cirurgia, em casos extremos). O tratamento é feito com ortopedistas, fisioterapeutas e profissionais da educação física.

Conclusão

Fake news ❌

Silvio Santos não foi diagnosticado com artrose e não se curou usando “gotas milagrosas” de uma erva conhecida. O vídeo usado como prova foi retirado de uma entrevista que Silvio Santos concedeu à equipe da Veja São Paulo, em 2014. Um trecho da entrevista foi recortado e dublado (é possível reparar que a dublagem não acompanha o movimento da boca de Silvio Santos e de sua esposa Iris Abravanel). A história de hoje não passa de uma propaganda enganosa usando o nome de Silvio Santos indevidamente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)