Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que apresentador Silvio Santos tenha morrido “ontem”, em 2024, e virado notícia no JN

É falso que apresentador Silvio Santos tenha morrido “ontem”, em 2024, e virado notícia no JN

Silvio Santos morreu ontem, em 2024, e virou notícia no Jornal Nacional, diz boato (TikTok)

Boato – O apresentador Silvio Santos morreu “ontem”, em 2024, e virou notícia no Jornal Nacional, da Globo.

Análise

Tem circulado na internet um vídeo que seria do Jornal Nacional, da TV Globo, e apresentaria uma notícia chocante: a morte do apresentador e ícone da TV brasileira Silvio Santos.

De acordo com a mensagem que está circulando na internet, Silvio Santos teria morrido “ontem” (em 2024) e William Bonner e Renata Vasconcellos teriam anunciado a morte. Leia a mensagem que circula online:

Morre ontem a tarde apresentador Silvio Santos. Siga me logo posto causa da morte …Morte de silvo santos ontem a tarde , uma noticia que entristece varias gerações…#sbt#silviosantos #globo#luto #saudades

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Silvio Santos morreu em janeiro de 2024 e foi noticiado no Jornal Nacional? 2) Qual é o estado de saúde de Silvio Santos em 2024? 3) Quais matérias do JN foram utilizadas no fake?

É verdade que Silvio Santos morreu em janeiro de 2024 e foi noticiado no Jornal Nacional?

Não é. Na realidade, o conteúdo é um vídeo de “humor” que se espalhou no TikTok em que o “jênio” pegou uma série de vídeos do Jornal Nacional e saiu picotando.

Qual é o estado de saúde de Silvio Santos em 2024?

Afastado da TV e com 93 anos, ele está curtindo a sua aposentadoria (que talvez seja definitiva, talvez não) em sua casa. Não há nenhum anúncio de problemas graves de saúde dele. Em dezembro, ele fez uma aparição pública. 

Quais matérias do JN foram utilizadas no fake?

Diversas. Não conseguimos identificar todas, mas há matérias sobre a morte de Jô Soares e Pelé. Não identificamos em qual trecho William Bonner cita o nome de Silvio Santos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Silvio Santos tenha morrido em janeiro de 2024 e que tenha virado notícia no Jornal Nacional. A história que está circulando na internet é uma fake news produzida com a montagem de diversos vídeos do JN.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).