Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Silvio Santos cita Bolsonaro como “próximo presidente” e declara apoio #boato

Silvio Santos cita Bolsonaro como “próximo presidente” e declara apoio #boato

Boato – Silvio Santos é mais um empresário do lado de Bolsonaro. Além de declarar apoio a candidato do PSL, ele o caracterizou como “próximo presidente”, “vai salvar o Brasil” e “não é corrupto” em programa.

Em novembro do passado, o Boatos.org desmentiu um vídeo que circulava na internet no qual Silvio Santos, por meio do programa Roda a Roda, teria chamado o hoje candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) de “corrupto” e “torturador”. Nove meses depois, nasceu um boato “totalmente contrário” a esse (calma gente, o boato não é Bolsonaro chamando Silvio de torturador e corrupto).

Duas postagens sobre Silvio Santos e Bolsonaro agitaram as redes sociais nos últimos dias. Uma é de um vídeo do programa dominical do apresentador, mais exatamente no “jogo das três pistas” (brincadeira na qual são dadas três afirmações e os convidados têm que adivinhar do que se trata).

No vídeo, as pistas são “próximo presidente”, “vai salvar o Brasil” e “não é corrupto”. Após as convidadas (Patrícia e Rebeca Abravanel, filhas do apresentador) não saberem de quem se trata, Silvio vai perguntar para o público. Em tom de dúvida, uma garota responde “Jair Messias Bolsonaro” e o apresentador diz “acertou”. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Do vídeo, surgiu um “meme”. Nele, há uma foto de Silvio Santos e a informação de que ele está apoiando Bolsonaro. “Mais um empresário apoiando BOLSONARO. Silvio Santos Declara apoio a Bolsonaro e diz que lugar de ladrão é na cadeia”, diz a mensagem que circula online. Olha ela aí:

Silvio Santos apoia a Bolsonaro e o cita como próximo presidente do Brasil?

O vídeo se espalhou muito no WhatsApp e fez até fãs falarem que “Silvio Santos é mito”. Mas será mesmo que o vídeo é real e que Silvio Santos declarou apoio ao candidato do PSL? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vamos falar primeiro do vídeo: se você assistir de novo vai perceber que a convidada fica perguntando “quem foi que proclamou a República?”. Ué! Não faz sentido ela ficar perguntando isso se estão falando de Bolsonaro (é, antes que você pergunte não foi ele quem proclamou a República. Foi o Manuel Deodoro da Fonseca). Foi aí que fizemos uma busca reversa no vídeo. E chegamos ao Jogo dos Pontinhos do dia 17/10/2017. Assiste aí ao trecho:

As perguntas que foram utilizadas no programa são “foi do Exército”, “mudou o regime”, “15 de novembro”. De fato, ninguém soube (nem as filhas de Silvio) e uma “abençoada” arriscou “Jair Messias Bolsonaro” (!). Na resposta, Silvio ainda pergunta se a menina (com crachá Gabrielly) veio fazer “propaganda do Bolsonaro”,  se “é do comitê dele” e fala (não muito feliz) “vai embora” (se ele tivesse feliz falaria “vai pra lá, vai pra lá”). Ou seja: a parte final do vídeo (a do acertou) é montagem.

Com base do desfecho do vídeo, podemos imaginar que Silvio Santos não declarou apoio nenhum a Bolsonaro ou falou sobre “corrupto” na cadeia. Só para confirmar, fomos buscar qualquer informação a respeito e, como era de se imaginar, nada encontramos.

Resumindo: nem Silvio Santos declarou apoio a Bolsonaro tampouco ele citou o político como “próximo presidente”, “vai salvar o Brasil” e “não é corrupto”. O vídeo é montagem e a declaração inventada. Não caia nessa.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html