Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > SBT contrata Luís Ernesto Lacombe e o coloca no lugar de Rachel Sheherazade #boato

SBT contrata Luís Ernesto Lacombe e o coloca no lugar de Rachel Sheherazade #boato

SBT contratou Luís Ernesto Lacombe e o colocou no lugar de Rachel Sheherazade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de demissão na Band, apresentador Luís Ernesto Lacombe foi contratado pelo SBT para substituir a jornalista Rachel Sheherazade.

Um dos assuntos mais comentados nas últimas horas, nas redes sociais, é a saída do jornalista Luis Ernesto Lacombe da TV Bandeirantes. Lacombe apresentava o programa Aqui na Band, que acabou sendo suspenso. A saída do apresentador foi anunciada no dia 25 de junho de 2020.

A situação ocorreu após o programa apresentar diversas pautas consideradas “de direita” no pouco mais de um ano de existência da atração. O ápice teria acontecido no dia 23 de junho de 2020. Na oportunidade, o blogueiro Allan dos Santos, investigado pela Polícia Federal no caso de disseminação de fake news, foi convidado para falar sobre o conservadorismo. A área do Jornalismo da emissora achou a situação insustentável e a exibição das gravações inéditas foi suspensa. O programa deve ser reformulado.

Toda essa confusão gerou insatisfação por parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e também uma onda de fake news. Desde o anúncio da saída de Lacombe, publicações davam conta de que o apresentador teria sido contratado pelo SBT. Ainda segundo as publicações, a contratação teria um motivo: a substituição da jornalista Rachel Sheherazade (ex-queridinha de muitos apoiadores do governo Bolsonaro). Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “LACOMBE JÁ ESTÁ NO SBT NO LUGAR DE SHERAZADE !!! BRAVOS SILVIO SANTOS”. Versão 2: “Parabéns Silvio Santos e SBT,sai Sheherazade e entra Lacombe!!!”. Versão 3: “Luis Ernesto Lacombe Contratado Pelo SBT Em Lugar de Raquel Sherazade”.

SBT contratou Luís Ernesto Lacombe e o colocou no lugar de Rachel Sheherazade?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e levantou inúmeras críticas por parte dos apoiadores do governo Bolsonaro, que alegaram censura por parte da Band. Mas será que essa história de que o apresentador Luís Ernesto Lacombe teria sido contratado pelo SBT para substituir Rachel Sheherazade é verdade? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Ao buscar sobre o assunto, não encontramos absolutamente nada além dos textos que estão circulando nas redes sociais.

Atualmente, no jornalismo brasileiro (e também mundial), a composição da bancada de apresentadores dos principais jornais é feita com um homem e uma mulher. Assim é na Globo, na Record e até no SBT. Dessa forma, não teria muita lógica o SBT realizar uma substituição dessas (mesmo que a emissora pense em trazer o apresentador Luís Ernesto Lacombe para a casa).

Além disso, a própria Rachel Sheherazade se pronunciou sobre os rumores de demissão do SBT. Segundo a jornalista, ela trabalha em regime de pessoa jurídica na emissora. Dessa forma, ela não pode ser demitida. De acordo com Sheherazade, se as duas partes não estiverem satisfeitas, o contrato apenas não é renovado, mas não interrompido no meio do caminho.

Em resumo: a história que diz que Luís Ernesto Lacombe foi contratado pelo SBT para substituir Rachel Sheherazade é falsa! Não existe nenhuma informação que possa embasar essa teoria, sequer uma nota do SBT anunciando a tal contratação. Além disso, a jornalista Rachel Sheherazade negou que será demitida do SBT. Segundo a jornalista, ela trabalha em regime de pessoa jurídica, o que impede uma demissão no meio do contrato. Ou seja, a história é apenas boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO