Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Roberto Carlos diz que Lula mudou a economia e foi o maior presidente da história #boato

Roberto Carlos diz que Lula mudou a economia e foi o maior presidente da história #boato

Boato – O cantor Roberto Carlos elogiou a gestão do ex-presidente da República, afirmando que o político é a alma do povo e que o Brasil tem muito a agradecê-lo pelas mudanças econômicas no país.

Não é de hoje que grandes personalidades da música, esporte e televisão aparecem em publicações de cunho político nas redes sociais – falsas ou não.

Recentemente, começou a se espalhar na internet uma notícia de que o cantor Roberto Carlos teria manifestado apoio ao ex-presidente Lula, atualmente preso na Operação Lava-Jato, dizendo que o político mudou a economia do país e que foi o maior presidente da história do Brasil.

Segundo o texto, que foi compartilhado por diversos perfis simpáticos a Lula no Facebook, Instagram, Twitter e afins, o “rei”da música popular brasileira” teria afirmado que “Lula é a alma do povo” e que este tem muito a agradecê-lo. Veja a íntegra da declaração que se circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Na verdade, o governo Lula mudou a estética da economia Brasileira. Eu jamais havia presenciado um Brasil tão nosso, numa crescente espetacular, de modo que falar do Lula é muito fácil e, com certeza, foi o maior presidente que este país já teve. O Lula é a alma do povo Brasileiro, uma figura extremamente popular, tem traquejo político, é algo que está em seu DNA. O povo Brasileiro tem muito que agradecer ao Lula”.

Roberto Carlos disse que Lula mudou a economia e foi o maior presidente da história do Brasil?

Quem acompanha a carreira do “rei”, deve ter percebido que Roberto Carlos sempre optou pela escolha de não se manifestar publicamente sobre a sua posição política. No entanto, a notícia acima, que tomou conta das redes sociais nos últimos dias, afirma o contrário, mostrando que o cantor teria elogiado a gestão do ex-presidente Lula.

Mas será mesmo que Roberto Carlos mudou de opinião e finalmente decidiu revelar o seu posicionamento político, dando apoio a Lula? A resposta é não. E nós podemos te provar com fatos!

De antemão, é preciso dizer que não foi muito difícil desvendar esse mistério. Primeiramente porque, assim como qualquer fake news, a suposta declaração do cantor sobre Lula carrega todas as características de boatos online: vaga, alarmista, com erros de Português e sem mencionar fontes confiáveis que deem credibilidade à notícia.

Em segundo lugar, esta não é a primeira vez que atribuem a Roberto Carlos a autoria de declarações de caráter positivo relacionadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e a Lula.

Para você ter uma ideia, somente aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu três boatos que associavam o nome do “rei” ao ex-presidente e ao PT. Um deles dizia que Roberto Carlos e Gilberto Gil teriam acusado o juiz Sério Moro de “terrorismo” na Operação Lava-Jato depois da condução coercitiva de Lula. Em outra oportunidade, desmentimos um segundo boato que afirmava que Roberto Carlos estava confiante na volta de Dilma Rousseff à Presidente da República após o impeachment.

E o terceiro boato que desvendamos aqui no site envolvendo o cantor e o ex-presidente Lula circulava nos “quatro cantos” da internet com o seguinte título: “Roberto Carlos diz que lugar de Lula é na Presidência do Brasil”. Ou seja, essa história de notícia falsa usando o nome de Roberto Carlos para “capitalizar politicamente” não é novidade na web.

Sendo assim, o fato é que, em todos os casos, ao procurarmos por notícias que comprovassem tais declarações, nada encontramos. Ao contrário disso, o que descobrimos é que essas histórias simplesmente “brotaram na internet”. E no caso de hoje, não foi diferente. Ao procurar pela tal entrevista na íntegra, o cantor nunca mencionou nada sobre Lula, eleições ou prisões na Lava-Jato.

Resumindo: não existem provas de que Roberto Carlos tenha falado algo a respeito da gestão do ex-presidente Lula e citado o político como o “maior presidente da história do Brasil”. Toda essa conversa possui características natas de boatos e, diante de um histórico de fake news que associa o cantor ao assunto em diferentes ocasiões, é possível afirmar que a notícia “brotou” na internet e que tudo não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.