Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Roberto Carlos cancelou show em Volta Redonda por causa de poluição da CSN #boato

Roberto Carlos cancelou show em Volta Redonda por causa de poluição da CSN #boato

Roberto Carlos cancelou show em Volta Redonda por causa de poluição da CSN, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por conta dos índices de poluição da CSN, o cantor Roberto Carlos resolveu cancelar o show que iria realizar na cidade de Volta Redonda (RJ).

  Introdução

Muitas vezes, uma fake news se utiliza de uma série de informações reais. Temos um exemplo disso na história de hoje, que cita Roberto Carlos e a cidade de Volta Redonda (RJ).

Há alguns dias, muitas empresas de eventos estavam anunciando que o cantor iria fazer um show na cidade fluminense no dia 2 de setembro e que os ingressos começariam a serem vendidos nesta semana.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Os anúncios, porém, cessaram e o anúncio nunca esteve no site oficial de Roberto Carlos. Isso começou a dar vazão a uma história: Roberto Carlos teria cancelado o show por causa do índices de poluição da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Roberto Carlos, cancela show em Volta Redonda, por causa da poluição atmosférica do pó preto da CSN. É isso mesmo? Versão 2: Roberto Carlos cancela show em Volta Redonda por causa do Pó da CSN

  Análise

Vimos a mensagem circulando por meio de mensagens soltas no Facebook, no Twitter e também no WhatsApp. As mensagens tinham algumas características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovassem a história.

A nossa checagem vai responder a três perguntas sobre o assunto. A primeira é se é verdade que Roberto Carlos cancelou o show que iria realizar em Volta Redonda. A segunda é se, de fato, há poluição vinda da CSN. A terceira é se a poluição tem alguma relação com o cancelamento do show de Roberto Carlos.

Checagem

Roberto Carlos cancelou o show que iria realizar em Volta Redonda?

Sim. Na realidade, o que houve foi a mudança de local para a cidade vizinha de Resende. O show ocorrerá no dia 2 de setembro e consta no site oficial de Roberto Carlos.

Há poluição vinda da CSN em Volta Redonda?

Sim, infelizmente. Há uma semana, a CSN recebeu uma multa de R$ 1 milhão e foi notícia no Jornal Nacional. Moradores reclamam de um pó preto que está sendo lançando nas ruas. Pó, aliás, de origem metálica.

Há alguma relação da poluição com o cancelamento do show de Roberto Carlos?

Poderia ter, mas não há. Na realidade, foi dito que a mudança de local se deu por questões logísticas para hospedagem da equipe de Roberto Carlos e realização do show em Volta Redonda. Pelo menos, esta é a versão oficial dadas em matérias como esta e esta.

Conclusão

Fake news 👎❌

Uma vez que a própria equipe de Roberto Carlos negou a informação, podemos cravar que é falso que a mudança do local do show de Volta Redonda para Resende tenha relação com a poluição da CSN na cidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm