Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que Renato Aragão (Didi) morreu por conta de um infarto em outubro de 2023

É falso que Renato Aragão (Didi) morreu por conta de um infarto em outubro de 2023

Renato Aragão (Didi) morreu por conta de um infarto em outubro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Renato Aragão, o Didi, morreu por conta de um infarto fulminante em outubro de 2023. Luto. 

  Análise

Está circulando em redes sociais (principalmente nas de vídeos) um vídeo de uma apresentadora do SBT sendo dublada por uma voz automatizada que anunciou a morte do comediante Renato Aragão.

“Morreu Renato Aragão O Didi dos Trabalhadores. A comédia hoje chora! Plantão”, diz a mensagem que circula online (como o TikTok e Kwai). Leia a transcrição do vídeo e assista ao arquivo:

Gente, acaba de falecer comediante Renato Aragão de de agora as primeiras informações sobre a morte de Renato Aragão foi infarto fumegante fulminante. O socorro chegaram, mas não deu tempo de socorrer, ele já estava morto. As equipe médicas tentaram reanimar, mas não teve jeito, ele acabou falecendo. Mais notícias, informações logo mais daqui a pouco nos jornais da.

@elisangela.angelo♬ som original – Elisangela Angelo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Renato Aragão morreu de infarto em outubro de 2023? 2) Como está Renato Aragão hoje? 3) Qual é o vídeo original em que aparece a apresentadora do SBT?

É verdade que Renato Aragão morreu de infarto em outubro de 2023?

Não. A informação é o que chamamos de fake news (no sentido mais primitivo do termo). Algum “jênio” pegou um vídeo de um jornal televisivo e redublou com uma voz automatizada. Além de não ser a apresentadora original, a notícia da morte de Renato Aragão (Didi) não é balizada por nenhuma fonte confiável.

Como está Renato Aragão hoje?

Renato Aragão continua fazendo suas postagens em redes sociais (como o Instagram). Não há nenhuma notícia real que aponte que ele tenha morrido ou mesmo tenha tido problemas de saúde. Ele está bem e vivo.

Qual é o vídeo original em que aparece a apresentadora do SBT?

A apresentadora em questão é Márcia Dantas. Como o vídeo é muito curto, não foi possível descobrir sobre qual notícia que ela estava falando. Podemos, apenas, dizer com certeza que não é a voz da jornalista.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Renato Aragão, o eterno Didi, morreu em outubro de 2023. A história que está circulando na internet é mais uma fake news das mais toscas mas que, incrivelmente, ainda engana algumas pessoas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm