Renato Aragão, o Didi, morreu hoje de manhã #boato

Boato – Renato Aragão, o Didi, morreu hoje de manhã. Compartilhe imagem de luto se ele fez parte da sua infância. Atualizado em setembro de 2018: história continua sendo falsa.

Já é sabido que um dos tipos de boatos mais impactantes e que mais enganam as pessoas (pelo menos as mais distraídas) é o que fala de mortes de famosos. O processo é, via de regra, assim: a notícia aparece em uma rede social, um monte de gente compartilha sem checar e o famoso (vivo) fica um tanto quanto chateado.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Siga-nos no TikTok (e ganhe bônus no APP)

http://bit.ly/38hcBcy

Isso aconteceu recentemente com o ator Sylvester Stallone. Agora o personagem de mais uma história do tipo é outro: nos últimos dias uma imagem de luto pelo falecimento do ator Renato Aragão começou a ser muito compartilhada na internet. A imagem tem a seguinte mensagem: “Luto faleceu hoje de manhã. Compartilhe se ele fez parte da sua infância”.

No post do Facebook que anuncia a tragédia há o seguinte texto: “Morre o Trapalhão-rei. Hoje o Brasil perdeu um grande homem.. uma pessoa simples humilde e que fez parte da vida e a infância de muitos.. Luto eternamente #Renato_Aragao o nosso querido #Didi.. descanse em paz., sentirei saudades..”.

Confira dica para não cair, nunca mais, em boatos de mortes de celebridades:

Renato Aragão, o Didi, morreu hoje de manhã?

A tal postagem já teve mais de 750 mil compartilhamentos (e contando). Mas será mesmo que Renato Aragão morreu “hoje de manhã”? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não é preciso ser nenhum gênio para ver que, na própria postagem do Facebook, há elementos que denunciam a farsa. 1) O texto segue o roteiro (com sucesso, por sinal) completo dos boatos online: vago, alarmista, com erros de português e um caprichado pedido de compartilhamento. Já sabemos que são sinais de textos falsos. Se você não sabe, assista ao vídeo:

2) A data da postagem que anuncia a morte de Aragão é 22 de março de 2014. Como que o Didi ou Renato Aragão vai “ter morrido” em 2014 e, de lá para cá, não se encontrou nenhuma notícia séria sobre o assunto, teve aparições públicas e até foi vítima de outros boatos de morte (desmentimos um em 2015 que envolvia um xará de Didi).

Só para garantir, resolvemos buscar por notícias recentes sobre Renato Aragão. Como era de se imaginar, não encontramos nenhuma informação sobre a morte dele. Creio que, com isso, já dá para dizer que Renato Aragão, ou Didi, ou o Trapalhão-Rei, está vivo e, provavelmente, chateado com o boato. Vamos para a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet