Renata Vasconcellos vai para Record porque Globo está ladeira abaixo #boato

Boato – Apresentadora Renata Vasconcellos (Renata Ferraz de Vasconcelos) vai para a Record. Essa é mais uma prova que a emissora está ladeira abaixo.

A gente costuma desmentir boatos que circulam na internet, mas parece que alguns espalhadores de fake news gostam mesmo é de televisão. Falamos isso porque não faz nem um dia que o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava para a saída de Fátima Bernardes da emissora e já estamos falando sobre outro “causo”.

De acordo com legendas de um arquivo de vídeo que está circulando por redes sociais e pelo WhatsApp, a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, estaria indo para a Record. No conteúdo, ela é identificada como “Renata Ferraz de Vasconcelos”. “Globo ladeira abaixo Renata Ferraz de Vasconcelos vai pra Record”, diz a mensagem.

Renata Vasconcellos vai para Record porque Globo está ladeira abaixo?

A mensagem serviu como uma boa isca para o vídeo (de uma pessoa que critica a TV Globo), mas suscita algumas dúvidas que vamos tirar agora. Primeiro, não é verdade que Renata Vasconcellos vai sair da Globo e vai para a Record. Segundo, o nome citado sequer é o da âncora do Jornal Nacional.

Com uma mensagem com características de fake news como o caráter vago, alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis, já era para ficar mais do que desconfiados. Some-se a isso ao grande número de notícias falsas que envolvem “fulano vai sair da Globo, ciclano vai sair da Globo” e ficamos mais desconfiados. A desconfianças viram certeza com uma simples busca.

Ao procurar sobre uma suposta saída de Renata Vasconcellos da Globo ou ida da Record, nada encontramos além de mensagem. Ou seja: trata-se de uma “notícia” que brotou na web. Para piorar, o nome da jornalista não é Renata Ferraz de Vasconcelos. O nome dela é Renata Fernandes Vasconcellos.

Por sinal, não encontramos ninguém com esse nome (muito menos jornalista ou da Globo). Os primeiros resultados que retornam no Google são do bairro Jardim Renata, na cidade de Ferraz de Vasconcelos (em São Paulo).

Resumindo: é falsa a história que aponta que a Renata Vasconcellos (ou a Renata Ferraz de Vasconcelos) vai para a Record. A mensagem que circula online é, provavelmente um chamariz (falso, por sinal) para um vídeo que ataca a emissora carioca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet