Regina Duarte critica o Jornal Nacional, Globo e Macron em post no Twitter #boato

Boato – Em publicação no Twitter, a atriz Regina Duarte fez críticas ao Jornal Nacional e à TV Globo por, de acordo com ela, defender a ideia de Emmanuel Macron de “internacionalização da Amazônia”.

Os boatos relacionados (diretamente ou indiretamente) à questão da Amazônia continuam sendo disseminados com força na internet. Como fake news pouca é bobagem, a mais nova que “surgiu por aí” usa o nome da atriz global Regina Duarte.

De acordo com publicações em redes sociais e em blogs pró-governo, Regina Duarte teria feito severas críticas ao Jornal Nacional e à TV Globo no Twitter. De acordo com o post, ela teria dito que o telejornal teria defendido a ideia de “internacionalização da Amazônia” que, por sua vez, havia sido sugerida pelo presidente da França Emmanuel Macron. Leia:

REGINA DUARTE TEM RAZÃO GLOBO LIXO TEM QUE SER PUNIDA. Assistir o Jornal Nacional defendendo a tese de Macron em prol da internacionalização da Amazônia só para atacar o governo Bolsonaro foi uma das cenas mais repugnantes do jornalismo nacional. A Globo precisa responder criminalmente por essa reportagem, você concorda?

Confira também

Regina Duarte criticou o Jornal Nacional, Globo e Macron em post no Twitter?

Muita gente compartilhou a informação na internet e saiu elogiando ou criticando a atriz. Mas será mesmo que Regina Duarte chegou a publicar a tal crítica ao Jornal Nacional e à Globo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Não é de hoje que Regina Duarte tem mostrado opiniões políticas fortes e gerado comentários pró e contra. Porém, as mensagens que viralizaram carregam alguns elementos que nos deixaram desconfiados da veracidade.

O primeiro deles está na própria mensagem. Ela tem alguns erros de português (como em “assistir o Jornal Nacional”) e críticas pesadas à Globo (empresa empregadora de Regina Duarte), com direito a pedido de responsabilização criminal. Soa estranho ela criticar os “patrões” de forma tão incisiva.

Desconfiança que vira certeza ao olharmos o perfil que publicou a informação (o @reginaduartebr). A descrição do perfil aponta o seguinte: “Amo o Brasil. O melhor lugar do mundo para viver. Há um povo honesto e batalhador. Desonestos devem cair no esquecimento.Perfil fanfic da melhor atriz do brasil”. Ou seja: trata-se de uma fanfic (perfil ficcional).

É importante citar (antes de acabarmos) que, ao analisar o Jornal Nacional do dia 26 de agosto de 2019, não é possível encontrar nenhum apoio explícito à internacionalização da Amazônia. O que há são matérias sobre o assunto como essa declaração de Macron contra Bolsonaro e questionamentos do presidente brasileiro sobre a ajuda internacional.

Resumindo: a história que aponta que a atriz Regina Duarte se voltou contra o Jornal Nacional e contra a Globo após matérias sobre a Amazônia é falsa. O perfil do Twitter que fez a postagem é fictício e muita gente “se esqueceu” de checar isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)