Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Paul McCartney veste camiseta de apoio a Lula e elogia ex-presidente #boato

Paul McCartney veste camiseta de apoio a Lula e elogia ex-presidente #boato

Boato – Cantor britânico Paul McCartney, ex-Beatles, posou com uma camiseta em homenagem a Lula e ainda o elogiou durante entrevista.

Em um país tão polarizado como o Brasil, muitos integrantes da classe artística não conseguem (e não fazem questão) de bancar o “isentão” (termo, aliás, que é só usado por quem não faz questão de transparecer neutralidade). Alguns apoiam Lula, outros apoiam Bolsonaro etc. Mas, de acordo com publicações que viralizaram no Facebook, o apoio rompeu fronteiras.

Uma imagem mostra o cantor Paul McCartney (ex-integrante dos Beatles) com uma camiseta de apoio ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na camiseta, estava escrito “thank you for a real good time” (obrigado pelos verdadeiros bons tempos). Junto à imagem, havia uma mensagem: “É bonito ver expoentes mundiais mostrando admiração e respeito a Lula”.

Esse não foi o único material relacionando Paul McCartney e Lula. Um vídeo no Youtube com uma legenda na qual o cantor teria tecido muitos elogios a Lula também circulou com força na internet. “Paul McCartney fala sobre perseguição a Lula”, é o título do vídeo. Assista:

Paul McCartney veste camiseta de apoio a Lula e elogia ex-presidente?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Muita gente que apoia Lula não demorou muito para começar a compartilhar a imagem. Com isso, o vídeo também voltou a ser visto. Mas será mesmo que Paul McCartney vestiu uma camiseta de apoio a Lula e elogiou ex-presidente em uma palestra? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vamos ao mais lógico: o vídeo. Não precisa ser um gênio em inglês para perceber que Paul McCartney não fala em nenhum momento sobre Lula no vídeo. Se você ainda duvida, assista o mesmo vídeo com as legendas automáticas do Youtube:

Agora, vamos à imagem. Também não precisou ir muito longe para perceber que ela também era montada. Ao olhar o comentário de um dos posts no Facebook (publicação, aliás, com mais de 2 mil compartilhamentos, a foto original apareceu).

Trata-se de uma camiseta de apoio a uma campanha da PETA (entidade de defesa dos direitos dos animais) contra o consumo de peru no dia de ação de graças. Na camiseta, estavam os dizeres “Eat no” (não coma), uma foto de um peru e a marca da Peta. Olha a imagem aí:

Olha a foto do Paul McCartney (Foto: Divulgação/PETA)
Olha a foto do Paul McCartney (Foto: Divulgação/PETA)

Só para ter certeza de que o ex-beatle não havia falado qualquer coisa sobre política brasileira, fomos procurar declarações dele a respeito do assunto. Como esperávamos, nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que Paul McCartney demonstrou todo o seu apoio ao ex-presidente Lula vestindo uma camiseta de apoio a ele e gravando uma declaração em vídeo é falsa. Tratam-se de duas montagens que circulam na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.