Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pai que vende gibis foi espancado por taxistas por ser Uber e vai ganhar carro #boato

Pai que vende gibis foi espancado por taxistas por ser Uber e vai ganhar carro #boato

Boato – Um pai que vende gibis para sobreviver foi espancado por três taxistas por ser Uber. Comovida, a Renault vai doar um Logan se postagem tiver 50 mil compartilhamentos.

“Esse bebê tem câncer e a cada vez que a foto for repassada, o WhatsApp vai pagar um real”. Quem não leu essa mensagem (ou ouviu um áudio falando isso) acompanhanda de uma foto de criança doente não sabe o que é internet (e é muito sortudo). A prova disso é que todas semanas temos que vir aqui desmentir um boato relacionado a esse tipo de corrente.

Esse tipo de fake news é tão absurda que chega até a ter, digamos, “paródias”. Só que os problemas começam quando as pessoas (provavelmente, as mesmas que caem na balela do compartilhamento de foto) acreditam também “na zoeira”. E é o caso da história de hoje.

Muita gente está compartilhando uma história que aponta um motorista de Uber que vende gibis foi espancando por três taxistas. A coisa só “melhora” quando há a informação de que a Renault se comoveu com a história e vai dar um Logan se certa postagem tiver 50 mil compartilhamentos. Leia a mensagem, que é acompanhada da foto do “motorista” com sua “filha”:

Esse pai que vende gibis para sustentar sua filha foi espancado por 3 taxistas por ser uber. A cada compartilhamento o Facebook irá doar R$ 0,50. Vamos ajudar! Ao atingir 50mil compartilhamentos a Renault do Brasil irá doar o carro LOGAN para ele melhorar o trabalho de Uber

Pai que vende gibis foi espancado por taxistas por ser Uber e vai ganhar carro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

No momento em que acessamos uma das postagens, a história já tinha 282 mil compartilhamentos (dá para comprar cinco Logans, né?). Mas será mesmo que o homem da foto é um “pai” que trabalha de Uber e será que a história da “premiação da Renault” é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Esse é o tipo da história que “se desmente” por si só. Quando a gente “bate o olho” nela, já sabe que é falsa. Só falta explicar o porquê. E as explicações perpassam por uma análise da mensagem e por uma busca em materiais de referência.

Ao analisar a mensagem, percebemos que, além de ela ser uma paródia de um tipo de fake news tradicional e ter algumas das principais características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis), não fazia muito sentido. Que história é essa de “vendedor de gibi e motorista do Uber” e “Renault e compartilhamento”? Já dá para ver que não dá para levar a sério.

A prova disse está ao buscar sobre a tal ação da Renault e sobre a origem da foto. A ação nunca existiu (como era de se imaginar). Já a foto é do ator Hugh Jackman (que faz o papel de Wolverine nos filmes do X-Men) e foi postada pelo ator no dia 10 de março de 2017. Quem a acompanha na imagem é a atriz Dafne Keen.

Resumindo: a história que aponta que um motorista do Uber foi espancando por taxistas e que vai, graças ao seu compartilhamento, ganhar um carro Logan é falsa. Tudo não passa de mais uma balela (com cara de pegadinha mesma) que usa a imagem do ator do filme… Logan.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.