Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pabllo Vittar é homenageada pelo MEC no Dia Internacional da Mulher #boato

Pabllo Vittar é homenageada pelo MEC no Dia Internacional da Mulher #boato

Boato – No dia 8 de março, o Ministério da Educação (MEC) resolveu fazer uma homenagem à cantora Pabllo Vittar por causa do Dia Internacional da Mulher. Foto mostra ela com ministro.

O Dia Internacional da Mulher já passou, mas a data continua rendendo muito na internet. Hoje vamos falar de dois boatos relacionados ao 8 de março. A primeira das nossas pautas envolve um nome que está virando figurinha carimbada nas fake news: Pabllo Vittar.

Postagens no Facebook dão conta de que a cantora recebeu uma homenagem no Ministério da Educação (MEC) por “ser um dos maiores nomes femininos da MPB”. No dia internacional da mulher, Pablo Vittar é homenageado pelo Ministério da Educação”, diz o título do conteúdo que está viralizando. Leia parte do texto:

No dia internacional da mulher, o Ministério da Educação prestou uma singela homenagem à cantora Pabllo Vittar, que indubitavelmente é um dos maiores nomes femininos da MPB atualmente. Descontraída, ela cantou algumas de suas canções após agradecer o regalo recebido pelo Poder Público.

Pabllo Vittar foi homenageada pelo Ministério da Educação no Dia Internacional da Mulher?

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Uma das postagens que vimos, publicada em uma página que defende a intervenção militar no Brasil, teve mais de 2 mil compartilhamentos em um dia e comentários do tipo “E depois as pessoas acham ruim quando nosso país e motivo de piada no exterior…” e “Que bonito…enquanto isso, as professoras, mulheres que mereciam um pouco de atenção, estão lá apanhando de alunos mal criados”. Só tem um detalhe: a notícia é falsa.

Para o alívio de quem acreditou na história e protestou, temos uma coisa para dizer. Apesar de a notícia estar sendo “vendida” como verdadeira por algumas páginas no Facebook, a história surgiu em um site de humor que só publica notícias falsas: O site do Joselito Müller. Obviamente, não costumamos desmentir histórias vindas de lá. O fazemos apenas quando ela é distorcida e compartilhada como se fosse verdadeira por outras páginas.

O leitor mais atento (pena que são poucos) vai notar que na descrição do autor do conteúdo há a seguinte mensagem: “Joselito Müller é um personagem fictício que retrata as notícias do cotidiano. Numa classificação, seria um super-herói defensor dos… Defensor de nada, Joselito Muller é um personagem fictício que faz paródia de figuras públicas em situações cômicas. Nada é neste site é verdade, mas poderia ser”.

Para além do “detalhe” de que a notícia surgiu em um site de humor, há outros elementos que derrubam a tese: 1) o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, é do DEM e de uma ala que engloba os políticos mais conservadores. Seria difícil, ele “se expor” e chamar Pabllo Vittar. 2) A foto é uma montagem de uma inauguração do prédio da IFF em janeiro e de Pabllo Vittar cantando no programa Altas Horas, da TV Globo.

Resumindo: a história que aponta que Pabllo Vittar foi homenageada pelo Dia Internacional da Mulher é falsa. Ela surgiu em um site de notícias e está sendo compartilhada como se fosse verdadeira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.