Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > ONG que escondia armas e traficantes pertence a Luciano Huck #boato

ONG que escondia armas e traficantes pertence a Luciano Huck #boato

ONG que escondia armas e traficantes é de Luciano Huck, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Policial revelou que a ONG Multiplicação Social, que escondia armas e traficantes no Rio de Janeiro, pertence ao apresentador Luciano Huck, da Globo.

Na última semana, uma operação policial no Complexo do Israel (Zona Norte do Rio de Janeiro) apreendeu armas e 17 homens acusados de associação ao tráfico. Detalhe: a ação ocorreu em um “quarto secreto” de uma ONG chamada Multiplicação Social.

Nas redes sociais, alguns vídeos da operação começaram a circular. Um deles chamou atenção por um detalhe. Enquanto as imagens mostram armas sendo empilhadas, um dos supostos narradores supostamente “revela” que a ONG pertencia ao apresentador da Globo Luciano Huck. Isso bastou para um monte de gente apontar que Luciano Huck seria o responsável pela ação. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: DENUNCIA estoura paiol de Armas do Tráfico de Drogas dentro da ONG do *Luciano Huck da rede globo* Versão 2: Prestem atenção nesse vídeo!! O cara fala Ong do Luciano Huck?? ONG sendo usado para esconder Fuzis para os traficantes do RJ! Versão 3: ONG DO LUCIANO HUCK ESCONDIA ARMAMEMTOS DE GUERRA E BANDIDOS NUM BUNKER DENTRO DA SEDE DA ONG NO INTERIOR DA FAVELA

ONG que escondia armas e traficantes pertence a Luciano Huck?

É claro que o vídeo e as afirmações de que a ONG seria do apresentador se espalharam com todas as forças na internet. Independentemente do contexto do vídeo, uma coisa é fato: a ONG Multiplicação Social não pertence a Luciano Huck.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Para chegar à solução, tentamos dois caminhos. 1) Pesquisar sobre a ONG Multiplicação Social e descobrir se ela era de Luciano Huck. 2) Tentar entender o contexto do vídeo e por que o homem teria falado que a ONG era de Luciano Huck.

Não demorou muito para descobrirmos que a ONG em questão não pertence a Luciano Huck. A ONG Multiplicação Social foi, na realidade, fundada por José Cláudio Fontoura Piuma. Conhecido como Gaúcho, ela era apresentado como um ex-traficante do Rio de Janeiro.

De acordo com esta matéria do Extra, há materialidade de que o fundador da ONG tenha ainda ligação com o tráfico. Não há qualquer ligação societária de Luciano Huck com o projeto Multiplicação Social. Ou seja: a ONG não é do apresentador da Globo.

Mas então porque há a tal menção do vídeo? A teoria mais provável, é que o homem se referia a uma ONG que teria aparecido no programa do Luciano Huck. Isso é corroborado por este perfil, que cita que o fundador da Multiplicação Social já teve participações em programas como o Caldeirão do Huck.

Resumindo: apesar do vídeo que está circulando na internet, é falso que a ONG na qual armas foram apreendidas seja do apresentador Luciano Huck. O fundador da Multiplicação Social é outra pessoa e a história que circula online é mais um boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm