Boato fala de Memorial do Funk que custou 4 milhões de reais

Boato – Local chamado Memorial do Funk foi inaugurado pelo Ministério da Cultura com monumento chamado Funkeiras de Bronze e custo de 4 milhões de reais.

Esse é mais um dos boatos que envolvem supostos atos absurdos que envolvem a administração do governo. Criado em junho de 2013 por um blog de notícias falsas chamado “Joselito Muller”, o boato rapidamente se espalhou por redes sociais e conquistou algumas pessoas. Principalmente as que não gostam de funk e/ou do Governo Federal.

A história citada era de que uma obra chamada “Memorial do Funk” estava sendo inaugurada “na tarde de hoje” com verba de 4 milhões pagas pelo Ministério da Cultura. O objetivo, de acordo com o texto, seria promover a cultural nacional no exterior.

De acordo com o texto, um monumento chamado “Funkeiras de Bronze” ficava na entrada do memorial. Ainda de acordo com a matéria, a inauguração teve a presença de um “porta voz” do Ministério da Cultura. Detalhe: o “Funkeiras de Bronze” nada mais é do que uma moldura de sete garotas de costas e de fio-dental no melhor estilo “atoladinha”.

Muitos fatos mostram que a notícia é falsa. O primeiro deles está na própria postagem de Joselito. Ao final do texto, ele escreve (de forma bem discreta na verdade) que o blog é de humor e não de notícias. Além disso, não há nenhuma fonte confiável que fale da inauguração do momento. Se fosse verdade, teria virado notícia.

Por fim, o monumento que aparece na foto não pode ter sido inaugurado no Brasil pois existe nos EUA. A imagem que aparece no hoax é do hotel Cassino Riviera, em Lãs Vegas. Uma reportagem do Houston Informer dá conta de uma homenagem de um grupo de stripers chamado CrazygirlsLV aos 25 anos do local. Sendo assim, está provado que a inauguração do Memorial do Funk é um hoax. Pelo menos por enquanto.

Este texto foi uma sugestão do leitor Natal Antonini. Para enviar a sua sugestão de artigo, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Boato fala de Memorial do Funk que custou 4 milhões de reais

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)