Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Miss Brasil Mayra Dias grita Lula Livre no Miss Universo 2018 e é desclassificada #boato

Miss Brasil Mayra Dias grita Lula Livre no Miss Universo 2018 e é desclassificada #boato

Boato – No Miss Universo 2018, maior concurso de beleza mundial, a Miss Brasil Mayra Dias protestou gritando Lula Livre e acabou desclassificada da competição. 

No dia 16 de dezembro de 2018 (domingo), muitas pessoas pararam para acompanhar o maior concurso de beleza do planeta: o Miss Universo. Neste ano, a competição, que contou com a participação da primeira mulher transexual no concurso, a modelo Angela Ponce (da Espanha), teve a filipina Catriona Gray como vencedora.

A representante do Brasil, Mayra Dias, chegou a se classificar para o top 20, mas não avançou na competição. Diante do resultado, algumas publicações na internet começaram a alegar que o motivo foi político. De acordo com postagens no Facebook (que viraram prints no WhatsApp), a Miss Brasil teria gritado a frase “Lula Livre” durante o concurso, como uma forma de protesto, o que lhe rendeu a desclassificação da competição antes da fase top 10. Confira:

Versão 1: “Mayara Dias grita: “Lula Livre” durante Miss Universo 2018 e é desclassificada. Quando a ignorância é maior que a beleza só pode dar nisso”. Versão 2: “Bem feito! Mayra Dias grita Lula Livre durante Miss Universo e é desclassificada”. Versão 3: “Mayra Dias grita Lula Livre durante Miss Universo e é desclassificada”.

Miss Brasil Mayra Dias gritou Lula Livre no Miss Universo e foi desclassificada?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação deixou muitos brasileiros revoltados com a situação, especialmente por conta da eliminação precoce da brasileira no concurso (e justamente por um motivo político). Outras, chegaram até a comemorar a derrocada da suposta fã do ex-presidente. Mas será que a nossa querida Miss Brasil teria realmente feito esse protesto durante o concurso Miss Universo no domingo? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Uma busca rápida sobre o assunto também revelou que não existe nada sobre o assunto em sites confiáveis (ou até mesmo em redes sociais de famosos ou programas de fofoca). No máximo, a informação foi repostada por páginas não muito conhecidas no Facebook. Vale lembrar que o texto tem algumas das principais características de boatos: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis.

Sem resultado iniciais, resolvemos buscar pelos vídeos do concurso. Como dito anteriormente, Mayra Dias, a Miss Brasil, foi classificada para a fase top 20 da competição. O momento da classificação pode ser visto nas imagens da Band, emissora responsável pela transmissão oficial do concurso no Brasil. No vídeo, é possível observar que Mayra não disse nada sobre “Lula Livre”.

Ao analisar um pouco mais a fundo, descobrimos que a informação surgiu em uma página de humor no Facebook que é um “clone” do portal amazonense Portal do Holanda. A descrição da página é a seguinte: “Perfil não oficial, apenas uma sátira, não leve nada a sério o que você vir por aqui, todas as notícias são fictícia”. Pena que nem todos leram isso.

Em resumo: a história que diz que Mayra Dias, a Miss Brasil, teria gritado “Lula Livre” durante o Miss Universo é falsa! Mayra não falou a frase durante o concurso e muito menos foi desclassificada por conta disso. A página que publicou a informação sempre posta informações falsas e brincadeiras (pois se trata de uma página de humor). Sendo assim, a história não procede! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.