Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Miriam Leitão foi demitida da TV Globo e “chegou o fim” #boato

Miriam Leitão foi demitida da TV Globo e “chegou o fim” #boato

Miriam Leitão foi demitida da TV Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após presidente Bolsonaro afirmar que Miriam Leitão pegou em armas, jornalista é demitida da TV Globo.

Nos últimos dias, uma declaração do presidente Jair Bolsonaro causou bastante polêmica nas redes sociais. Durante uma conversa com jornalistas, ele afirmou que Miriam Leitão teria mentido sobre tortura sofrida na ditadura (enquanto estava grávida) e que a jornalista da Globo teria participado de guerrilha.

A declaração que, ao que tudo indica, teve como base uma fake news já desmentida pela equipe do Boatos.org, que esclareceu a história de que Miriam Leitão teria participado do assalto ao banco Banespa, em 1968, gerou reações por parte de jornalistas e da própria TV Globo.

Porém, de acordo com uma publicação que está sendo compartilhada no Facebook, após toda a confusão, parece que a vida da jornalista Miriam Leitão virou do avesso. Segundo as mensagens, ela teria sido demitida. “CHEGOU O FIM ,MIRIAM LEITÃO DEMITIDA DA TV GLOBO”, diz a publicação.

Miriam Leitão foi demitida da TV Globo?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A informação caiu como uma bomba e deixou muitos espectadores chocados com a suposta decisão da emissora. Algumas pessoas chegaram a comemorar a notícia. Mas será que essa história de demissão tem algo de verdade? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas (não dizem quando a jornalista teria sido afastada, por exemplo), alarmistas e não citam fontes confiáveis (se isso realmente tivesse ocorrido, com certeza seria notícia em outros veículos de comunicação).

Além disso, ao contrário do que aponta a história, a Rede Globo não se posicionou pela demissão da jornalista. Pelo contrário! Como dito antes, a emissora, em nota, repudiou o ataque do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores contra Miriam Leitão.

Por fim, ao analisar o conteúdo que supostamente anunciava a demissão da jornalista, nos deparamos com um vídeo opinativo de um youtuber pró-Bolsonaro. Nas imagens, o homem fala por bastante tempo (citando, inclusive, o projeto escola sem partido e críticas do ex-presidente Lula à jornalista, em 2017), chega a comemorar “o que está acontecendo com Miriam Leitão”, porém, em nenhum momento, confirma a informação de que a jornalista realmente teria sido demitida.

Em resumo: a história que diz que a jornalista Miriam Leitão foi demitida da TV Globo é falsa! Além de não existirem outras informações em veículos de imprensa que confirmem a suposta notícia, o vídeo que acompanha a publicação mostra um homem pró-Bolsonaro que também não apresenta provas sobre a suposta demissão. Por fim, após as declarações do presidente Bolsonaro, a Rede Globo emitiu uma nota em apoio à Miriam Leitão e não demitindo a jornalista. Ou seja, a história é apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.