Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

Boato – A atriz Marieta Severo publicou um texto chamado “Os Erros de Luís” após a condenação do ex-presidente Lula no TRF-4.

Dois dias após a decisão dos desembargadores do TRF-4, em Porto Alegre, de aumentar a pena do ex-presidente Lula para 12 anos e um mês de prisão, o assunto está mais do que vivo na internet. Após um primeiro momento em que as notícias sobre o acontecimento foram destaque, agora é hora das opiniões se espalharem na web. E é aí que começam os boatos.

Um texto gigantesco viralizou em redes sociais e foi atribuído à atriz Marieta Severo (historicamente, apoiadora de Lula). O texto, que foi batizado com o título “Os Erros de Luís”, cita uma lista de críticas a ações de Luís Inácio Lula da Silva.

Dentre os erros citados estão o esquecimento das raízes, erros nos casos de corrupção (como Mensalão e Petrolão), erros na escolha de Dilma, ao elogiar Chávez, Maduro e outros, ao “abandonar” companheiros etc. No final, o texto ainda aponta que seria “hora de ele pagar pelos erros”. Leia trechos (cortamos uma parte porque é gigantesco):

OS ERROS DE LUÍS! (Marieta Severo) Você errou, Luís… Errou na mão, errou na dose, errou no tempo, errou na história… Contra todo e qualquer argumento, Luís, voce teve a oportunidade histórica de fazer diferente… Mas escolheu fazer igual, escolheu piorar o que sempre criticou… Esqueceu suas raízes, suas origens humildes e se aliou aos poderosos de plantão… Esqueceu os seus amigos antigos e olhando apenas pra o próprio umbigo, Luís, abraçou a traição…

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É Luís… De tanto que errou, você tanto fez, que agora é a bola da vez… Na marola do mar de lama em que se transformou o seu tempo no poder, não tinha mais como se esconder… E embora o fanatismo de uns, o ego de outros e o interesse de tantos ainda tentem lhe absolver, mais do que uma pena, você é digno de pena, Luís… Todos que lhe conhecem sabem muito bem que seu maior crime foi um assassinato!

Foi você, Luís, e só você que matou o Lula… E ao matar o Lula voce aniquilou a mais bonita militância política que um partido já teve neste país… Uma militância legítima, espontânea, verdadeira… Não a que você conseguiu transformar em gente paga, com pão e mortadela… Você errou Luís… E já passou da hora de pagar as contas por seus erros… Quem sabe, em sua arogância insana, você até se sinta feliz… Afinal você vai em cana! E cana é tudo o que você sempre quis!”

Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís”?

O texto viralizou na internet, como é de se imaginar. Mas será mesmo que Marieta Severo “desistiu” de Lula e escreveu o texto indignada com o ex-presidente e seus erros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Obviamente, não vamos entrar no mérito do conteúdo do texto. Opinião é opinião. Assim como tem gente que acha que Lula é culpado, tem gente que acha que ele é inocente. E a verdade é que Marieta Severo continua apoiando o ex-presidente.

Não foram poucas vezes que textões do “feice” ou do “zaps” foram atribuídos a pessoas conhecidas só para viralizar um pouco mais. Teve caso com Sérgio Reis, Miriam Leitão, Sérgio Moro e outros. Desta vez, não foi diferente.

Fizemos uma busca inversa para saber a origem do texto. E não achamos a autoria atribuída a Marieta Severo em nenhuma fonte confiável. Como grande parte dos “textões”, ele surgiu de forma apócrifa para depois ter uma autoria atribuída a um famoso (em um site, uma pessoa diz que foi o sobrinho dela que escreveu).

Já que não achamos a autoria de Marieta Severo no texto, fomos procurar por alguma manifestação dela sobre Lula. A última ação dela que encontramos relacionada ao assunto foi a assinatura em uma petição pedindo para que ele concorra à Presidência da República. Ou seja, parece que ela continua confiando nele.

Resumindo: o texto que circula online e fala dos “Erros de Luís” não é da atriz Marieta Severo. Esteja livre para concordar ou discordar com a tese, mas tenha em mente que a autoria que está circulando online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.