Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Marcelo Madureira escreveu texto “volta Lula” com críticas ao ex-presidente nas eleições de 2022 #boato

Marcelo Madureira escreveu texto “volta Lula” com críticas ao ex-presidente nas eleições de 2022 #boato

Marcelo Madureira escreveu texto “volta Lula” com críticas ao ex-presidente nas eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em meio à campanha eleitoral, o humorista Marcelo Madureira escreveu o texto “volta Lula”, com uma série de críticas ao ex-presidente e ao PT.

Com o segundo turno das eleições presidenciais, temos visto diversos exemplos de apoios surpreendentes para Lula e para Bolsonaro. Temos visto, também diversas fake news de aspas falsas circulando por aí. A que vamos tratar agora aponta para o humorista, ex-Casseta & Planeta, Marcelo Madureira.

Está circulando em redes sociais um texto atribuído a ele. O título do texto seria “volta Lula”. No teor, Marcelo Madureira teria, ironicamente, pedido a volta de Lula para que supostos meandros sejam retomados. Leia o texto que circula por aí:

O ATOR MARCELO MADUREIRA PUBLICOU O QUE SEGUE SOBRE O LULA. NÃO DEIXEM DE LER E COMPARTILHAR!! “Muita gente” está pedindo: VOLTA LULA! (?) VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLÍVIA! VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ “EMPRESTOU” para HUGO CHÁVEZ! VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA; VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR! VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o “Quartel General” ao lado da sua sala… Volta Lula, e explica o fenômeno “ROSE”; Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos; Volta Lula, e explica a falência do SUS; Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira; Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado… Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta; Volta Lula e explica os 39 ministérios; Volta Lula, e explica a falência da Petrobras; Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral “minha casa minha vida”, que os brasileiros que trabalham terão que pagar.

Observe também que a taxa de inadimplência de 16% gerou a crise imobiliária de 2007 dos Estados Unidos. Volta Lula e explica o que aconteceu com o óleo de mamona que ia ser a independência energética do Brasil; Volta Lula, e explica, o PRE-SAL; Volta Lula, e explica essa sua criação, o poste “DILMA” que você plantou em Brasilia… Volta Lula e explica porque o ministro do supremo Roberto Barroso passou a semana passada tentando explicar o contrato milionário que o governo por meio da Eletronorte, concedeu recentemente sem licitação, a seu escritório de advocacia do Rio de Janeiro.

Milhões de Brasileiros estão decepcionados: O LULA ESTÁ MUDO! Todos sabem que, se o Lula se explicar, O PT E OS ALIADOS SERÃO TRANCAFIADOS! VOLTA LOGO E VÁ PRA CADEIA TAMBÉM !!!!!! PEÇO MACIÇA DIVULGAÇÃO! Começou a rodada de pizza. Tenha coragem e encaminhe esta mensagem para cada contato seu. Não podemos deixar essa situação acontecer e enfraquecer o Juiz Sergio Moro. Vamos provar para os ladrões que o povo brasileiro está do lado do Sr Dr Sergio Moro e não vamos aceitar e presenciar mais está pizza e ficar calados. Seja patriota e proteste enviando esta mensagem para conhecimento de todos. Vamos reagir POVO. Por favor, vamos dar uma resposta para esses ladrões. Vamos salvar nossas futuras gerações. Repassem… Não fique chateado se essa mensagem chegar a vc mais de uma vez… Isso significa que está surtindo efeito….Vamos compartilhar!!! Quanto mais melhor!!!!!

Marcelo Madureira escreveu texto “volta Lula” com críticas ao ex-presidente nas eleições de 2022?

Com o clima que está as eleições, não demorou para o texto com as supostas declarações de Marcelo Madureira. Só um detalhe: o texto com o título “volta Lula” não foi escrito pelo humorista.

Se você for ler com atenção, o texto em questão tem um “quê” de coisa antiga. Em nenhum momento, o texto cita o nome de Bolsonaro (ao contrário, cita o nome de Sérgio Moro, antigo “herói” de muitos bolsonaristas). Ele também cita informações que circularam no tempo em que a Lava Jato estava “na boca do povo”.

Isso acontece por um motivo simples: o texto viralizou outrora. Ele, inclusive, foi desmentido pelo Boatos.org em 2016. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Apesar da popularidade do ex-presidente (que um dia esteve lá em cima) ter diminuído muito, não é verdade que o humorista Marcelo Madureira escreveu um textão criticando as ações de Lula e bradando que ele pague por seus erros na cadeia.

A mensagem é fruto típico da invenção de anônimos (como muitas outras desmascaradas aqui, inclusive) que escolheram um “testa de ferro” famoso para fazer o texto circular mais e mais rápido. Afinal, em uma corrente supostamente assinada por um artista o “passe adiante” acaba tendo mais peso, não tem jeito.

E, aliás, o apelo dessa mensagem é tanto que só por aí já é possível desconfiarmos que ela seja falsa. Além disso, o texto abusa do recurso caixa-alta e traz vários erros de português.

Ah, “mas o Madureira poderia ter errado de propósito, como nos personagens do Casseta & Planeta”… Poderia, mas não o fez. Tanto não foi ele, que incomodado com a repercussão do texto na internet, o próprio Marcelo Madureira desmentiu a história em seu site. Mais um ponto – a diferença de estilo textual é gritante e escancara de vez o quanto o texto “volta Lula” não tem nada a ver com o ator.

Assim como Marcelo Madureira definiu em seu próprio desmentido, não vamos entrar aqui no mérito do conteúdo divulgado na corrente. O fato é que ela não foi escrita pelo artista, portanto é boato. “Sempre é bom duvidar de tudo que aparece pela frente. E por trás também. Não se deixem enganar” – fica a dica do próprio Madureira.

Voltando à 2022. A repercussão do suposto texto de Marcelo Madureira foi tão grande que o próprio humorista teve que desmentir o fake novamente. Por meio de suas redes sociais, ele escreveu que não o autor do texto e, de quebra, declarou voto em Lula. Leia:

Voltou a circular na internet um texto atribuído a mim, chamado “Volta Lula”. Quero dizer que este texto não é meu. Eu nunca publiquei ou compartilhei esse material. Embora, sim, já fiz sim críticas ao PT, hoje faz-se necessário unir forças para que o governo Bolsonaro não permaneça em 2023. Justamente por isso e por defender a democracia, votarei no Lula neste segundo turno. Marcelo Madureira.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Marcelo Madureira escreveu um texto chamado “volta Lula” com críticas ao ex-presidente da República. Trata-se de uma fake news desmentida em 2016 que teve que ser desmentida novamente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso